11.1 C
Castelo Branco
Quinta-feira, Maio 6, 2021
No menu items!
Início Regional Conselho Estratégico da Reserva Natural da Serra da Malcata aprova regulamento e...

Conselho Estratégico da Reserva Natural da Serra da Malcata aprova regulamento e representantes para a cogestão da Reserva

O Conselho Estratégico da Reserva Natural da Serra da Malcata aprovou, por unanimidade, na última segunda-feira, uma proposta de alteração do Regulamento de Funcionamento do referido Conselho Estratégico e uma proposta dos Municípios de Penamacor e do Sabugal referente às entidades a integrar na Comissão de Cogestão da Reserva Natural, representantes de instituições de ensino superior e de outras entidades relevantes para o desenvolvimento sustentável do território abrangido pela área protegida.

As propostas foram aprovadas numa reunião que decorreu no Salão Nobre dos Paços do Concelho de Penamacor e que foi presidida pelo Presidente do Conselho Estratégico da Reserva Natural da Serra da Malcata e Vice-Presidente da Câmara Municipal do Sabugal, Vítor Manuel Dias Proença, por Anabela Ramos Simões, Diretora do Departamento Regional do Instituto de Conservação da Natureza e Florestas, e por António Luís Beites Soares, Presidente da Câmara Municipal de Penamacor, tendo contado, ainda, com a participação dos restantes membros do referido Conselho Estratégico, tanto em formato presencial como telemático.

O primeiro mandato do Conselho será presidido pelo Município de Penamacor, esperando-se para breve a assinatura oficial do protocolo.

Reunião no Salão Nobre dos Paços do Concelho de Penamacor

António Luís Beites Soares referiu que a cogestão da Reserva Natural da Serra da Malcata é uma ambição de há muitos anos.

Para o Presidente do Município de Penamacor, este é um território com enorme potencial turístico e endógeno, salvaguardando-se sempre a mais valia que representa a sua biodiversidade.

“A aprovação do modelo da cogestão da Reserva Natural da Serra da Malcata é um marco histórico”, disse.

Já o Presidente do Conselho Estratégico da Reserva Natural da Serra da Malcata e Vice-Presidente da Câmara Municipal do Sabugal, Vítor Proença salientou o entendimento entre os dois municípios nesta e noutras áreas, defendendo também que é uma ambição de há muitos anos devolver a Malcata aos cidadãos.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: