11.1 C
Castelo Branco
Quinta-feira, Maio 6, 2021
No menu items!
Início Cultura Sertã: Maratona de Leitura regressa para dar “Palavra ao Planeta”

Sertã: Maratona de Leitura regressa para dar “Palavra ao Planeta”

A Maratona de Leitura está de volta com mais uma edição. Este importante festival literário, organizado pelo Município da Sertã, através da Biblioteca Municipal Padre Manuel Antunes, decorre entre os dias 30 de junho e 3 de julho no concelho da Sertã, sob o mote «Palavra ao Planeta».

O programa da nona edição da Maratona de Leitura começa a ganhar forma, num ano que, embora marcado pela pandemia, o Município da Sertã acredita que será possível, mediante a observância de todas as normas de etiqueta sanitária e distanciamento social, organizar um evento marcante, à semelhança do que já sucedera em anos anteriores.

Para José Farinha Nunes, presidente da Câmara Municipal da Sertã, a “Maratona de Leitura é hoje uma das mais importantes marcas culturais do município e isso deve ser devidamente potenciado. Temos a noção do crescimento verificado nos últimos anos e penso que o futuro tenderá a ser mais brilhante”.

Devido à pandemia Covid-19, a edição de 2020 da Maratona de Leitura foi cancelada, mas este ano parecem estar reunidas as condições para fazer regressar “aquele que é já um dos mais importantes festivais literários da região Centro do país”, sublinha José Farinha Nunes, que reforça “a preocupação da autarquia em assegurar todas as condições de segurança para a realização deste evento, através da adoção de várias medidas e do trabalho conjunto com as autoridades de saúde”.

Uma das grandes novidades da edição deste ano prende-se com o aumento do número de dias da Maratona de Leitura, uma decisão “que resulta não apenas da necessidade de acomodar o crescimento verificado nestes últimos anos, mas também da obrigatoriedade de dispersar as atividades previstas por um maior número de dias, garantindo assim a segurança de todos e evitando ajuntamentos desnecessários”, vincou o presidente da Câmara Municipal.

O leque de convidados para esta edição é “bastante relevante”, estando já confirmados cerca de 70 convidados entre escritores, artistas, contadores de histórias ou músicos. 

Também assegurados estão alguns espetáculos e performances artísticas, que “surpreenderão com certeza todos os que marcarem presença na Maratona de Leitura”.

No impressionante leque de atividades previstas inclui-se ainda a já icónica maratona de 24 horas a ler, que este ano decorrerá no Cineteatro Tasso, na Sertã, a sessão de Festas na Aldeia, os tradicionais encontros com escritores, os passeios literários e a apresentação de algumas obras literárias.

O mote para a edição deste ano da Maratona de Leitura será a expressão «Palavra ao Planeta».

“Queremos mostrar a nossa preocupação relativamente ao futuro do planeta e consciencializar a população para as metas da Agenda 2030. A importância e o peso que a Maratona de Leitura têm hoje no contexto nacional pode ser um meio eficaz de fazer passar esta mensagem e, simultaneamente, levar as pessoas a focarem-se mais nos problemas que afetam o planeta, sejam eles as alterações climáticas, as desigualdades sociais, a fome ou a pobreza”, constatou José Farinha Nunes.

A divulgação do pograma oficial da Maratona de Leitura deverá acontecer durante o próximo mês de maio, altura em que serão conhecidos todos os convidados e atividades previstas para este ano e que terão como pano de fundo muitos lugares de exceção do concelho da Sertã, bem como algumas aldeias isoladas ou sítios inesperados.  

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: