17.7 C
Castelo Branco
Terça-feira, Maio 18, 2021
No menu items!
InícioRegionalMunicípio da Sertã comemorou 25 de Abril pela internet

Município da Sertã comemorou 25 de Abril pela internet

O 25 de Abril foi comemorado pelo Município da Sertã através das suas plataformas digitais (Site, Facebook e YouTube), à semelhança do que sucedera no ano anterior, devido às restrições vigentes.

O programa de comemorações abrangeu a intervenção do Presidente de Câmara e a transmissão de dois concertos com músicos do Concelho da Sertã.

Assim, no dia 24 de abril, a partir das 21 horas foi transmitido o concerto “Gratos por Abril” executado pelos músicos Rui Martins (voz, guitarra), Pedro Bargão (voz, guitarra), Paloma delPillar (voz, guitarra), Marco Crisóstomo (violino), Paulo Rocha (percussões) e Pedro Martins (voz, baixo). 

Do alinhamento fizeram parte temas de José Afonso, Sérgio Godinho, Vitorino, Fausto, José Niza e Rosália de Castro.

No dia 25 de abril, às 10 horas, foi transmitida a intervenção do Presidente da Câmara Municipal da Sertã. José Farinha Nunes invocou mais um Dia da Liberdade “com a consciência renovada e o sentido patriótico que tornaram o 25 de abril de 1974, no dia inicial inteiro e limpo, onde emergimos da noite e do silêncio e livres habitámos a substância do tempo,” citando Sophia de Mello Breyner Andresen.

No Dia da Liberdade, o autarca recordou o Estado de Emergência que restringiu “muitas das nossas liberdades” e impôs sacrifícios, mas que permitirá que se lute “afincadamente contra um vírus que chegou sem aviso em 2020 e que obrigou o mundo a uma paragem forçada”.

Neste sentido, o autarca homenageou “toda a população do Concelho da Sertã, que se manteve unida e solidária durante a pandemia, procurando não deixar ninguém para trás.” José Farinha Nunes sublinhou que o espírito do 25 de Abril continua vivo e que deverá servir de “inspiração e esperança nestes tempos mais sombrios. Porque a luz precisa de escuridão para poder brilhar ainda com mais intensidade”, finalizou o autarca.

Às 21 horas, teve início a transmissão do concerto do sertaginense Miguel Calhaz (voz, contrabaixo) acompanhado por João Mortágua (saxofone), Mauro Ribeiro (guitarra) e Alexandre Coelho (bateria).

O reportório deste concerto revisitou temas de Sérgio Godinho, José Mário Branco, José Afonso, Fausto e Trovante, finalizando com “Era Uma Vez Um País” de Miguel Calhaz.

Refira-se que a intervenção do Presidente e os concertos continuam disponíveis para visualização nas plataformas.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: