17.7 C
Castelo Branco
Terça-feira, Maio 18, 2021
No menu items!
InícioNacionalMuseu do Fado apresenta guitarra portuguesa em conferência da UNESCO

Museu do Fado apresenta guitarra portuguesa em conferência da UNESCO

Os músicos Pedro de Castro, Luís Guerreiro e Gaspar Varela encerram a Conferência European Humanities and Beyond, dia 7 de Maio, na Fundação Calouste Gulbenkian. O concerto será transmitido em streaming para milhares de participantes em todo o mundo

Integrada no programa da Presidência Portuguesa da União Europeia e co-organizada pela UNESCO, pelo CIPSH – Conseil International de la Philosophie et des Sciences Humaines e pela FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, a Primeira Conferência Europeia das Humanidades realiza-se de 5 a 7 de Maio em Lisboa, com os mais prestigiados cientistas europeus e do mundo.

Conta com a participação de membros do Governo Português, o Alto Patrocínio do Presidente da República e a presença da Comissária Europeia Mariya Gabriel (pasta da Inovação, Investigação, Cultura, Educação e Juventude). 

A conferência encerra com um concerto único, em que será apresentada uma compilação muito rica do repertório para guitarra portuguesa por três virtuosos deste instrumento – Pedro de Castro, Luís Guerreiro e Gaspar Varela – acompanhados por André Ramos na viola de fado e Francisco Gaspar na viola baixo.

Juntos, percorrem as grandes composições do Fado tradicional, centrando-se no estilo do Fado de Lisboa e fazendo referência também ao Fado de Coimbra.

Fado

O revisitar deste repertório transportará a audiência para a composição prolífica da guitarra portuguesa do final do século XIX até ao final do século XX, interpretada com liberdade, notável execução técnica e tendo em conta o contexto das obras.

O programa da conferência inclui ainda a transmissão de excertos do filme-concerto “Guitarras para Amália”, co-produzido pela CML e pelo Museu do Fado para a abertura das comemorações oficiais do Centenário de Amália Rodrigues e do filme “Fados”, de Carlos Saura, co-produzido também pelo Museu do Fado.

CONCERTO PARA GUITARRA PORTUGUESA

Direcção Musical: Pedro de Castro

Guitarra Portuguesa: Pedro de Castro, Luís Guerreiro e Gaspar Varela

Viola de Fado: André Ramos

Viola Baixo: Francisco Gaspar

Produção Executiva: Fados Fora de Portas

Coprodução: MUSEU DO FADO/EGEAC e FCT – Fundação para a Ciência e Tecnologia

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: