8.3 C
Castelo Branco
Segunda-feira, Maio 10, 2021
No menu items!
InícioInternacionalESALD-IPCB: Trabalho de final de curso apresentado no World Physiotherapy Congress 2021

ESALD-IPCB: Trabalho de final de curso apresentado no World Physiotherapy Congress 2021

André Proença licenciado em Fisioterapia pela Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias do IPCB, apresentou no maior congresso de fisioterapia do mundo, o World Physiotherapy Congress 2021, o resultado do trabalho de final do curso, elaborado em conjunto com a docente Rute Crisóstomo, orientadora do trabalho, o docente João Valente, coorientador do trabalho, e Sara Saraiva também licenciada em Fisioterapia pela ESALD-IPCB.

A publicação científica “Effect of thigh Manual Lymphatic Drainage, Lower Limb Elevation and Rest on venous volume – A pilot study“ revela como a Drenagem Linfática Manual na coxa parece apresentar maior aumento no retorno do sangue venoso da perna, quando comparada com a elevação e repouso dos membros inferiores, em pessoas saudáveis.

O trabalho foi apresentado em formato de ePoster e destaca-se por ser ter sido um dos 7 ePosters portugueses selecionados.

Este estudo piloto surge na continuidade de uma linha de investigação na licenciatura em Fisioterapia da ESALD-IPCB e consiste num dos primeiros passos para determinar o efeito da Drenagem Linfática Manual e de outras estratégias conservadoras, aplicadas de forma específica pelos Fisioterapeutas, no tratamento de utentes com disfunções associadas à estase venosa (edema, úlceras, recuperação desportiva, entre outras), fazendo uso da plataforma online brainanswer.pt e do equipamento de baixo custo BITalino para a recolha de sinais fisiológicos.

O resumo do trabalho está disponível em https://wp2021.conf2go.app/#/app/abstracts/da7ad0c0-3ed1-4500-1166-0a0000002379

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: