Os alunos do Agrupamento de Escolas Ribeiro Sanches estão envolvidos em duas iniciativas que pretendem assinalar a Revolução dos Cravos junto da Comunidade Escolar. A exposição “Revisitar os murais de Abril” e o concurso “Mensagens de Abril” envolvem quase uma centena de crianças, do pré-escolar ao quarto ano do Ensino Básico
O Museu Municipal de Penamacor recebe, entre os dias 3 e 28 de maio, a exposição “Revisitar os murais de Abril”, da autoria dos alunos do pré-escolar e do primeiro ciclo do Agrupamento de Escolas Ribeiro Sanches (AERS).
Esta mostra consiste na reprodução pelos alunos (uma por turma) de ilustrações de paredes e murais pintados em espaços públicos por populares após a revolução do 25 de Abril de 1974.
Estas réplicas foram pintadas em papel de cenário, ilustrando o período pós-revolucionário, quando as ruas portuguesas se encheram de imagens e pinturas alusivas ao momento, espelhando a expressão Liberdade de um povo e a exteriorização de sentimentos e ideais num contexto de mudança social e política.
Esta iniciativa pretende perpetuar e transmitir às crianças e jovens este marco na história da democracia portuguesa, revisitando desta forma a cultura urbana do pós 25 de abril e assinalar a data, explorando, igualmente, a temática e a simbologia associada à Revolução dos Cravos.

Concurso “Mensagens de abril” envolve quase cem alunos do AERS
Paralelamente e porque a arte urbana daquele tempo foi uma forma de manifestação livre de mensagens e opiniões, a par das ilustrações dos murais de revolucionários do 25 de Abril, os alunos do 1º ciclo foram convidados a participar no concurso “Mensagens de Abril” com a finalidade de incentivar o gosto pela escrita e desenho, bem como sensibilizar os alunos para os conceitos de cidadania e inclusão, enfatizando os valores sociais que este evento histórico ajudou a emergir na emancipação da sociedade portuguesa.
O concurso foi subordinado aos temas “Liberdade”, que englobou as turmas do primeiro ao quarto ano de ensino, e “Liberdade de ser diferente”, que abrangeu apenas os terceiro e quarto anos de escolaridade.
As seis mensagens vencedoras, entre mais de uma centena que foram a concurso, serão anunciadas no mês de maio e gravadas, posteriormente, pelos próprios alunos em emissão especial da Rubrica “Poesia aos Pedacinhos” na Rádio Voz da Raia.
Para marcar a data foram ainda distribuídos marcadores de livros elaborados pelos alunos com palavras que estes associaram ao acontecimento histórico, com destaque para as palavras liberdade e inclusão.
Esta iniciativa tem como principal intuito promover a educação pelos valores históricos e desenvolver uma cidadania ativa respeitando os princípios inerentes à liberdade de cada cidadão.
Ambas as atividades surgiram no âmbito do Plano Inovador de Combate ao Insucesso Escolar (PIICIE) do Município de Penamacor em colaboração com o Agrupamento de Escolas Ribeiro Sanches.
O PIICIE é um projeto cofinanciado pelo Centro2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do FSE (Fundo Social Europeu), liderado pela CIMBB – Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa, em parceria com os municípios de Castelo Branco, Idanha-a-Nova, Oleiros, Penamacor, Proença-a-Nova e Vila Velha de Rodão.