11.4 C
Castelo Branco
Sexta-feira, Abril 19, 2024
No menu items!
InícioCulturaCastelo Branco: Dia Mundial do Livro com as Bibliotecas Escolares

Castelo Branco: Dia Mundial do Livro com as Bibliotecas Escolares

O Dia Mundial do Livro é assinalado, desde 1996 e por decisão da UNESCO, a 23 de abril.

Trata-se de uma data simbólica para a literatura, já que, segundo os vários calendários, neste dia desapareceram importantes escritores como Miguel de Cervantes e William Shakespeare, entre outros.

A ideia da comemoração teve origem na Catalunha, a 23 de abril, dia de São Jorge, localidade onde uma rosa é oferecida a quem comprar um livro.

Durante um desafio literário

Nas Bibliotecas Escolares (BE) do Agrupamento de Escolas Afonso de Paiva assinalou-se, mais uma vez,esta data de forma colaborativa e os alunos e professores foram desafiados, desde o pré-escolar ao nono ano, a participarem na celebração on-line desta data, participando em diferentes desafios literários, como forma de assinalar este dia, recorrendo a atividades em suporte digital, com recurso a ferramentas digitais como o padlet, o canva e a soundcloud, mas também ao desenho, à pintura e à escrita.

Paralelamente foram também realizadas na BE Afonso de Paiva, sessões de animação de leitura, com turmas de primeiro ano e de segundo ano, a partir do livro “Trincas – O Monstro dos Livros” de Emma Yarlett, orientadas pela Educadora Maria da Luz Lopes da equipa das BE, convidando as crianças a entrar no mundo da fantasia a partir da leitura, encenação e dramatização da história com fantoches, música e adereços, entre outros, com o intuito de estimular o acesso às bibliotecas, incentivar para a descoberta do prazer de ler e fomentar hábitos de leitura desde cedo.

Uma das professoras convidando as crianças a entrar no mundo da fantasia a partir da leitura, encenação e dramatização da história com fantoches, música e adereços

Os alunos divertiram-se muito

A Equipa das BE agradece as muitas participações de alunos e professores, a todos os que participaram e enviam os parabéns a todos pelas magníficas participações, com respostas muito inspiradoras e algumas muito desafiantes! Ora espreitem… E leiam!

PADLET PRÉ-ESCOLAR E 1º CICLO

PADLET 2º E 3º CICLOS

Porque ler é sempre o melhor remédio!

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto

Discover more from Beiranews

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading