10.9 C
Castelo Branco
Sexta-feira, Abril 19, 2024
No menu items!
InícioNacionalIPG vai preparar executivos para o Porto Seco em parceria com empresas...

IPG vai preparar executivos para o Porto Seco em parceria com empresas logísticas regionais

Através de um protocolo com a Associação dos Transitários de Portugal – APAT, e com a participação de empresas da região, o IPG vai iniciar uma pós-graduação em Logística. Esta formação surge tendo em vista o arranque do Porto Seco na Guarda-Gare. A este curso juntam-se ainda CTeSP em áreas que vão desde a gestão de informação geoespacial à análise de dados, passando pela educação para adultos, a multimédia e artes performativas, guias para a natureza ou as relações públicas para o turismo.

O Instituto Politécnico da Guarda – IPG lançou uma pós-graduação em Logística, desenhada em parceria com a Associação dos Transitários de Portugal – APAT e com empresas especializadas em logística.

O curso de especialização avançada irá preparar quadros de empresas em gestão, transporte e distribuição, para que possam responder eficazmente aos desafios que surjam na região.

Esta formação será a primeira iniciativa do protocolo assinado entre as duas instituições esta terça-feira, 4 de maio, na conferência “Portos secos & terminais rodo ferroviários”.

Ana Abrunhosa, ministra da Coesão Territorial, Rita da Cunha Mendes, secretária de Estado da Ação Social, Jorge Delgado, secretário de Estado das Infraestruturas, e Carlos Chaves Monteiro, presidente da Câmara da Guarda, marcaram presença.

“Decidimos ser proativos quanto à nossa oferta formativa quando ficou claro que a instalação de um Porto Seco na Guarda-Gare irá finalmente avançar: este é um projeto que será fundamental para aumentar a competitividade das empresas da região”, afirma Joaquim Brigas, presidente do IPG.

“Procurámos empresas com larga experiência em planeamento e armazenamento de mercadorias, transporte e distribuição, para desenharmos uma formação adaptada às necessidades da indústria e que responda aos serviços diferenciados que uma infraestrutura logística como um Porto Seco irá exigir”.

Na lista de parceiros desta pós-graduação incluem-se a Olano, a Coficab, a Fly MP, a Transportes Bernardo Marques, a Casa da Prisca, a Sodecia, a Dura, a José Limão e a ACI. Em conjunto com o IPG, estas empresas vão formar quadros que possam responder eficazmente a desafios em áreas como produção, inventários, gestão de frotas ou transportes.

A formação será lecionada entre o IPG e as instalações das empresas parceiras e irá contar com workshops e seminários.

O IPG viu ainda recentemente aprovado um Curso Técnico Superior Profissional – CTeSP também em Logística, para capacitar profissionais nesta área, que terá início no próximo ano letivo 2021/2022.

Para além das formações em logística, o Politécnico da Guarda irá ainda acrescentar à sua oferta formativa a abertura de 6 novos CTeSP: Gestão de Informação Geoespacial e Análise de dados, na Escola Superior de Tecnologia e Gestão; e Educação de Adultos, Multimédia e Artes Performativas, Relações Públicas para o Turismo e Guias de Natureza, na Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto.

“O IPG continua a apostar numa forte inovação educativa e a adaptar-se às necessidades do mercado”, afirma o presidente do IPG.

“Estamos particularmente atentos aos desafios que o território enfrenta e iremos responder com formações que qualifiquem e requalifiquem quadros com competências para tornar as empresas mais competitivas”.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto

Discover more from Beiranews

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading