28.9 C
Castelo Branco
Quinta-feira, Junho 24, 2021
No menu items!
InícioRegionalMunicípio de Vila de Rei organizou workshop para construção de armadilhas para...

Município de Vila de Rei organizou workshop para construção de armadilhas para Vespa Asiática

O Município de Vila de Rei promoveu, na manhã de 5 de maio, um workshop para ‘Construção de Armadilha para a Vespa Velutina’, com o objetivo de ensinar e auxiliar na construção de armadilhas para despiste e combate à Vespa Asiática.

A iniciativa teve lugar no Auditório Municipal de Vila de Rei e contou com uma Sessão de Abertura, pelo Vice-Presidente da Câmara Municipal, Paulo César Luís, explicações sobre a atuação da Proteção Civil de Vila de Rei sobre o combate à Vespa Asiática e uma Oficina para a construção das armadilhas.

No ano de 2019 foram detetados e eliminados 40 ninhos no Concelho de Vila de Rei, e, em 2020, foram 23 ninhos suprimidos.

Face às condições climatéricas esperadas para este ano, estima-se que este número possa subir em 2021.

Atualmente, os serviços de Proteção Civil Municipal têm colocadas cerca de 400 armadilhas espalhadas por todo o Concelho.

Durante a sessão, foi explicada a forma de elaboração de armadilhas.

Os materiais necessários são: 1 garrafão; 1 garrafa; 1 faca; spray amarelo; 3l de água; 1kg de açúcar; 50g de fermento de padeiro; groselha q.b.

O vídeo com a elaboração poder ser visualizado em www.cm-viladerei.pt.

Paulo César Luís, Vice-Presidente do Município, afirmou que “é de extrema importância que a comunidade esteja informada e conheça todas as formas de combater a praga da vespa velutina. Este combate é um processo que não terminará em um ou dois anos e, por isso, toda a população deve trabalhar em conjunto para que possamos detetar, identificar e combater esta praga.”

A vespa asiática tem-se propagado pelo nosso País, sendo uma espécie invasora que constitui uma preocupação séria devido à sua ação predadora que põe em perigo as abelhas autóctones.

Este inseto é ligeiramente mais pequeno que a Vespa Europeia, com as rainhas a medirem cerca de 30mm, os machos 24mm e as obreiras 20mm.

Apresenta patas amarelas, tórax castanho ou preto e abdómen castanho. A cabeça é preta e face amarela.

O Município apela aos Vilarregenses que se mantenham atentos a esta situação e que, em caso deteção ou suspeita da existência destes ninhos, entrem em contacto com a Proteção Civil de Vila de Rei (912 263 895) ou com os serviços camarários (274 890 010).

Uma das preocupações a ter é não mexer nos ninhos, devido a eventuais ataques por parte destes insetos.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: