14.4 C
Castelo Branco
Quarta-feira, Dezembro 1, 2021
No menu items!
InícioNacionalEstabilidade e respeito para com os imigrantes em Odemira

Estabilidade e respeito para com os imigrantes em Odemira

Dado o elevado número de casos de COVID-19 em Odemira, que levou à criação de uma cerca sanitária em duas das suas freguesias, o governo decidiu, na semana passada, decretar a requisição civil temporária, por motivos de urgência e de interesse público e nacional, do empreendimento turístico Zmar, para ali poder alojar pessoas em confinamento obrigatório e em isolamento profilático.

O alto número de casos registados está relacionado com a sobrelotação das habitações que acolhem trabalhadores agrícolas imigrantes, criando condições que propiciam a ocorrência de surtos da doença.

A medida decretada gerou polémica, opondo os proprietários das casas e os gestores do empreendimento ao governo.

Na madrugada de quinta-feira, um grupo de imigrantes – onde se incluem crianças – foi escoltado por uma forte carga policial para ser alojado no Zmar

Ontem foi noticiado que o Supremo Tribunal Administrativo deu razão à defesa dos proprietários do Zmar, no âmbito da providência cautelar interposta, e suspendeu a requisição civil, devendo a GNR retirar de forma imediata os imigrantes do Zmar, numa reviravolta inaceitável para o bem-estar das pessoas deste grupo.

O LIVRE lamenta a proporção que este assunto tomou e a falta de empatia e de respeito demonstrados face aos trabalhadores agrícolas e às suas famílias.

Por razões humanitárias e por razões sanitárias, é importante que a solução imediata encontrada para o alojamento seja estável e que, a curto prazo, sejam definidas medidas para resolver o drama social provocado pela agricultura intensiva com alta necessidade de mão-de-obra.

Por isso, o LIVRE exige que o respeito pelos direitos humanos seja o norte da resolução desta situação e que, por agora, os imigrantes possam continuar no alojamento onde estão.

*Foto: LUSA

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: