19.3 C
Castelo Branco
Domingo, Junho 20, 2021
No menu items!
InícioNacionalUniversidade de Coimbra lança 2.ª edição do Ciclo de Teatro e Artes...

Universidade de Coimbra lança 2.ª edição do Ciclo de Teatro e Artes Performativas Mimesis

A 2.ª edição do Ciclo de Teatro e Artes Performativas – Mimesis, evento organizado pela Universidade de Coimbra (UC), vai decorrer entre 15 de maio e 15 de junho de 2021, promovendo um progressivo retorno à normalidade na produção artística local, regional e nacional, bem como nas suas conexões internacionais.

O programa do evento, com mais de 40 atividades, foi apresentado esta terça-feira (dia 11) em conferência de imprensa.

O Ciclo Mimesis inscreve-se na estratégia de programação cultural anual da Reitoria da UC, procurando valorizar a criação e a prática artísticas, promover a investigação especializada, aprofundar a formação e qualificação na área das artes e contribuir para a diversidade e qualidade da programação cultural, ao estimular o diálogo entre a UC, a cidade, a região e o país.

Este ciclo procura revigorar a centralidade histórica da UC nestes domínios de atuação artística, com destaque para a expressão dramática, robustecendo a sua presença em redes culturais mais amplas, em laboratórios artísticos e em iniciativas relevantes de reflexão estético-performativa.

Com mais de 40 atividades, a 2.ª edição do Mimesis mais do que duplica a oferta do ano passado, marcando também o regresso em força às performances presenciais e aos espetáculos ao vivo.

Conta ainda com uma extensão a Alcobaça, numa altura em que se celebram os 20 anos da instalação do Centro de Estudos Superiores da Universidade de Coimbra em Alcobaça (CESUCA).

Aí serão apresentados dois espetáculos: a “Antígona” de Sófocles, pelo grupo Thíasos, e o “Auto do Labirinto”, pela Portingaloise.

“A edição inaugural, de 2020, foi muito marcada pelas condicionantes da situação pandémica, pelo que a edição de 2021 será como que um recomeço, ao sublinhar o progressivo regresso à normalidade e à partilha direta de emoções com o público, por artistas e grupos que exprimem a multiplicidade cultural da UC, oriundos tanto de várias regiões de Portugal como de outro países (Espanha, Brasil e Timor)”, perspetiva o Vice-Reitor da UC para a Cultura e Ciência Aberta, Delfim Leão.

A programação da 2.ª edição do Mimesis está disponível em:

https://www.uc.pt/cultura/mimesis

Vídeo de apresentação da 2.ª edição do Mimesis acessível em:

https://www.dropbox.com/s/b5jdodnncyp3fij/CicloMimesis_v4.mp4?dl=0

*Foto de capa: © UC – Paulo Amaral

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: