Vão cozinhar receitas de matriz portuguesa. Cada sexta-feira haverá uma receita nova, a partir de dia 14 de Maio
Na sexta-feira 14 de maio estreia o primeiro episódio da série “Ó Chef!”, o novo projecto do chef Vítor Sobral e da apresentadora de televisão Fátima Lopes, amigos de longa data e que partilham uma paixão comum: a cozinha.
Todas as semanas, em véspera de fim-de-semana, esta dupla de comunicadores e cozinheiros vai confeccionar receitas apetitosas e surpreendentes, que o irão inspirar na cozinha.
Com base no receituário português, mas com os detalhes que marcam o estilo do chef Vítor Sobral, vão recuperar-se algumas receitas que fazem parte do património gastronómico do nosso país, vão abordar-se técnicas e segredos para confeccionar alguns ingredientes, e vão dar-se dicas de sustentabilidade para evitar o desperdício e aproveitar tudo a que nem sempre se dá a devida importância.
A primeira receita, esta sexta-feira, é “Cachaço de porco no forno com pimentão da horta e migas soltas”, mas haverá muitas mais sugestões, ao longo desta primeira temporada de 24 episódios, que incluem pratos originais e saborosos como “Galo guisado com tangerina e puré de batata e pêra-rocha”, “Cataplana de polvo, amêijoas, batata doce e poejo”, “Sardinha em conserva, abacate e coentros”, “Arroz de coelho com tomilho limão e espinafres” ou “Robalo de caldeirada com batatinhas novas”.
Se já ficou com água na boca, saiba que basta subscrever o canal Youtube “Ó Chef!” para todas as semanas ter acesso a um novo episódio, que explica, passo por passo, uma receita que deixará toda a gente satisfeita lá em casa.
A ideia para este projecto nasceu de uma amizade de longos anos, do gosto de ambos em cozinhar, e do tempo que a pandemia ajudou a criar, por força das circunstâncias.
“Desafiei a minha boa amiga Fátima Lopes para se juntar a mim e, entre tachos e panelas, celebrar a nossa paixão comum pela gastronomia portuguesa, e partilhar receitas e ingredientes que sabem a Portugal”, afirma o chef Vítor Sobral.
A apresentadora de televisão Fátima Lopes complementa estas declarações, garantindo que o programa vai ser “capaz de despertar em qualquer um o amor pela cozinha”.
É ver (e subscrever) para comprovar!
Este programa não teria sido feito sem algumas marcas que apoiam o projecto, às quais se deixa aqui o devido agradecimento: (À Parte) by Biogrape, Adega Mayor,
ASPOC – Carne de Coelho, Bacalhôa, Carne dos Açores IGP, Conservas Varina, Delta Slow Coffee, doCampo 100% Bio, DocaPesca, EPAL – Grupo Águas de Portugal, Fumeiro da Gardunha, GelPeixe, Icel, Kenwood & Braun, Magomar, Miele, Nosse Ceramics, Oliveira da Serra, Orivárzea, Pasto Real by Magomar, Paulo Laureano Vinus, Sagres Bohemia, Santa Vitória, Terra do Bacalhau.
Link do projecto “Ó Chef!” aqui: