20 C
Castelo Branco
Terça-feira, Outubro 26, 2021
No menu items!
InícioCulturaExposição “Sou Mulher, Sou Cigana” – 10 a 20 de maio

Exposição “Sou Mulher, Sou Cigana” – 10 a 20 de maio

No IPDJ de Castelo Branco

A Amato Lusitano – Associação de Desenvolvimento, apresenta no IPDJ de Castelo Branco a Exposição “Sou Mulher, Sou Cigana” que estará parente ao público de 10 a 20 de maio. Esta exposição é composta por 35 fotografias.

A Amato Lusitano – Associação de Desenvolvimento, enquanto entidade parceira da Câmara Municipal de Castelo Branco, encontra-se a desenvolver o Projeto InterCOOLturas – Mediadores Municipais e Interculturais, sendo destinatários do projeto as Comunidades Migrantes e Comunidades Ciganas, privilegiando-se estas últimas, de todo o Concelho de Castelo Banco.

Uma das atividades do nosso projeto denominada de “Etnia no Feminino”, consiste na apresentação de uma exposição fotográfica intitulada “Sou Mulher, Sou Cigana”, que visa o reforço da integração das populações mais vulneráveis, bem como o aprofundamento do diálogo intercultural entre as várias comunidades e a sociedade de acolhimento, pretendendo assim contribuir para a coesão social, para a melhoria da qualidade de vida e a convivência intercultural, mediante uma gestão positiva, participativa e preventiva da diversidade através de uma intervenção mediadora.

“Sou Mulher, Sou Cigana”, da autoria de José Pio, tem como objetivo retratar as vivências e o dia-a-dia de 30 mulheres de etnia cigana, residentes em Castelo Branco, nos seus mais diversos contextos.

Esta exposição, tem como principal objetivo, a promoção da igualdade de oportunidades nas mulheres desta comunidade, através da promoção do exercício de uma cidadania ativa.

Pretende ainda ser um veículo de informação e sensibilização das comunidades locais acerca das especificidades da realidade social e cultural em que vivem estas cidadãs, desmistificando com isso, mitos e preconceitos que obstem à sua inclusão.

Mais do que uma exposição que pretende comemorar e homenagear a cultura cigana, é uma exposição que tem como premissa mobilizar parcerias e sinergias capazes de cimentar pontes entre COOLturas.

 

 

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: