27.2 C
Castelo Branco
Quinta-feira, Junho 24, 2021
No menu items!
InícioNacionalConhecer melhor as urgências em cabeça e pescoço para um diagnóstico mais...

Conhecer melhor as urgências em cabeça e pescoço para um diagnóstico mais rápido e eficiente

22 de maio – Affidea Scientific Talks – Imagiologia de Urgência: Cabeça & Pescoço

É já no próximo dia 22 que se realiza mais uma edição das Affidea Scientific Talks, um encontro em formato digital, desta vez dedicado à Imagiologia de Urgência: Cabeça & Pescoço.

Ao longo de uma manhã, vários especialistas irão abordar o tema e fazer a apresentação de casos clínicos relevantes, com o objetivo de “familiarizar os médicos radiologistas e técnicos de radiologia sobre o tipo de lesões mais frequentes e o tipo de apresentação dessas lesões, de forma a possibilitar um diagnóstico rápido e eficiente, portanto, alertar as pessoas para o tipo de abordagem a estes doentes e o tipo de imagens que vamos encontrar”, explica Fernando Torrinha, médico radiologista e um dos oradores do webinar.

De acordo com o especialista, apesar das situações de urgência em cabeça e pescoço não serem muito frequentes, “podem ser muito graves. Reconhecer os padrões das patologias que necessitam intervenção urgente passa por rever a anatomia dos espaços cervicais e as patologias mais relevantes neles encontradas, tanto no adulto como na criança”, explica.

“Perturbação da via aerodigestiva superior, ou seja, situações que comprometem a respiração ou a deglutição e ainda as situações infecciosas, nomeadamente todo o tipo de inflamações, infeções, fleimões e abcessos do anel de Waldeyer e do compartimento visceral do pescoço, além das situações de trauma facial e cervical, incluindo a aspiração ou deglutição acidental de corpos estranhos” são, segundo o especialista, as situações de urgência mais frequentes.

“E muitas vezes urgências clínicas com perigo de vida por causa, precisamente, da perturbação da via aérea”, o que torna a rapidez da terapêutica “extremamente importante. A imagiologia permite localizar e definir a doença para melhor ação terapêutica, se necessário de intervenção”.

O webinar, organizado pela Affidea Portugal, com o patrocínio científico da Ordem dos Médicos, Sociedade Portuguesa de Radiologia e Medicina Nuclear e da Nova Medical School, é de inscrição gratuita, mas obrigatória.

Mais informações e forma de inscrição aqui.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: