Terminou, na última quarta feira, dia 12, com um exame presencial e uma sessão de encerramento, o Curso de Valorização Agrícola de Lamas ministrado pela Escola Superior Agrária do Politécnico de Coimbra (ESAC – IPC) a quadros técnicos da EPAL – Empresa Portuguesa das Águas Livres, SA.
O curso, promovido pela Academia Águas Livres da EPAL, teve início a 3 de março, decorreu em formato b-learning e os seus módulos foram totalmente lecionados por docentes e técnicos desta instituição de ensino superior.
De referir que a ESAC e a empresa Zona Verde, atualmente, são as únicas instituições do país certificadas pela Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR) para ministrar esta formação.
A formação em causa vem responder à necessidade de técnicos habilitados para realizar o processo necessário à aplicação legal das lamas de depuração em terrenos agrícolas e florestais, melhorando os níveis de fertilidade dos solos portugueses maioritariamente muito pobres em matéria orgânica, salvaguardando a proteção ambiental prevista por lei, e contribuindo para a economia circular, e é obrigatória para o exercício da função de Técnico Responsável de Valorização de Lamas.
Atendendo ao feedback da Academia de Águas Livres da EPAL existe já a perspetiva de prosseguir para edições futuras.
A sessão de encerramento contou com a presença da responsável da Academia de Águas Livres da EPAL, Elisa Soares e, em representação da DGADR, Joaquina Fonseca, Maria de Lurdes Eliseu e João Salgueiro.