22.1 C
Castelo Branco
Sexta-feira, Junho 18, 2021
No menu items!
InícioRegionalHemeroteca Digital do Concelho da Sertã é “projeto pioneiro na região”

Hemeroteca Digital do Concelho da Sertã é “projeto pioneiro na região”

A Hemeroteca Digital do Concelho da Sertã está online desde 9 de maio.

A apresentação do novo portal aconteceu no mesmo dia na Biblioteca Municipal Padre Manuel Antunes, na Sertã, numa cerimónia transmitida em direto através das redes sociais do Município da Sertã, devido às restrições atualmente em vigor.

Segundo José Farinha Nunes, presidente da Câmara Municipal da Sertã, “a Hemeroteca Digital do Concelho da Sertã é um projeto absolutamente pioneiro na região e representa um passo significativo na forma como as autarquias devem encarar o seu património histórico”.

O novo portal encontra-se disponível no endereço hemeroteca.cm-serta.pt e compreende um impressionante acervo digital, constituído por jornais locais, bem como um conjunto de ferramentas inovadoras que permitem a pesquisa e consulta das diferentes edições.

É ainda possível aceder a cópias digitais em alta qualidade de cada um dos títulos disponíveis.

José Farinha Nunes aproveitou para sublinhar, no seu discurso, o facto de a Hemeroteca Digital do Concelho da Sertã “vir preencher uma importante lacuna e sinalizar o caminho que outros municípios deverão seguir, tratando, digitalizando e disponibilizando os seus acervos mais relevantes. E os jornais são elementos fundamentais neste processo, não só pela forma como são entendidos a nível local, mas também por aquilo que representam para as populações, enquanto elementos catalisadores das suas preocupações e ansiedades”.

O presidente do Município da Sertã deixou ainda uma “palavra de homenagem a todos os meios de comunicação social da região, que fazem um trabalho fundamental e desempenham uma função social importantíssima”.

Apresentação da Hemeroteca Digital do Concelho da Sertã

A cerimónia contou ainda com a presença de Rui Pedro Lopes, consultor do Município da Sertã, que fez o enquadramento do projeto da hemeroteca, lembrando os 33 jornais que se publicaram no concelho da Sertã desde 1884 e sublinhado a sua importância para a “construção de uma memória e identidade local”.

Por seu lado, Ana Sofia Marçal, coordenadora da Biblioteca Municipal Padre Manuel Antunes, explicou toda a orgânica do novo portal, fazendo uma demonstração das suas “enormes potencialidades”.

Invocando todo o trabalho que foi desenvolvido até ao momento, Ana Sofia Marçal frisou que “há ainda um longo caminho pela frente, pois serão inseridos, nos próximos meses, mais periódicos neste novo portal”.

O portal da Hemeroteca Digital do Concelho da Sertã é coordenado pela Biblioteca Municipal Padre Manuel Antunes, sendo que na sua conceção esteve também envolvida a ADSI.

 

 

 

 

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: