13.2 C
Castelo Branco
Domingo, Junho 20, 2021
No menu items!
InícioRegionalDispositivo Especial de Combate aos Incêndios Rurais apresentado em Proença-a-Nova

Dispositivo Especial de Combate aos Incêndios Rurais apresentado em Proença-a-Nova

O Aeródromo Municipal de Proença-a-Nova acolheu, no dia 13 de maio, a apresentação do Dispositivo Especial de Combate aos Incêndios Rurais – DECIR 2021, numa cerimónia que contou com a presença dos Secretários de Estado da Administração Interna, Patrícia Gaspar, e da Conservação da Natureza, das Florestas e do Ordenamento do Território, João Paulo Catarino, e de representantes das diversas instituições que estão envolvidas no dispositivo.

De acordo com o Comandante Nacional de Emergência e Proteção Civil, André Fernandes, em 2021 há um reforço do número de efetivos no terreno durante o nível IV, que decorre de 1 de julho a 30 de setembro, “com a disponibilidade de 2.795 equipas, num total de 12.058 operacionais” e 2.656 viaturas, mais 231 elementos do que no ano passado, provenientes essencialmente dos corpos de bombeiros e do ICNF.

A Secretária de Estado da Administração Interna, Patrícia Gaspar, apresentou o trabalho que foi desenvolvido ao longo dos últimos três anos.

“Hoje deixo aqui o nosso firme compromisso de que tudo faremos para podermos juntos superar os desafios que vamos ter nos próximos meses. Todos os serviços responsáveis do Estado e todos os portugueses terão um papel crítico e fundamental para garantir a continuidade do trabalho que temos vindo a fazer ao longo dos últimos anos. Os cerca de 12 mil operacionais empenhados do dispositivo deste ano não são uma mera lista de nomes num papel ou numa apresentação, sobretudo não são números. São mulheres e homens, com diferentes fardas ou mesmo sem farda, que assumem um compromisso incontabilizável para o país e a eles devemos o maior profundo respeito”, referiu na sua intervenção. “Portugal livre de incêndios depende de todos nós”.

Na qualidade de anfitrião, o presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova, João Lobo, destacou a centralidade do concelho e o seu posicionamento estratégico na resposta a dar no combate aos incêndios, assente numa infraestrutura como o Aeródromo Municipal, que recebeu há 41 anos a primeira aeronave de combate a incêndios, local que também acolhe a Força Especial de Proteção Civil e a Unidade de Emergência, Proteção e Socorro da GNR.

“Estamos, pois, no sítio certo para continuar a crescer com uma infraestrutura que traduz importância relevante para o todo nacional e é também por isso mesmo que decidimos avançar com o estudo de extensão da pista deste aeródromo para atingir os 1200 metros possibilitando, assim, a operação de aeronaves com envergadura até aos 25 metros”.

João Lobo salientou ainda o reforço das ações de sensibilização que têm sido feitas desde 2017 para envolver os proprietários na defesa dos seus terrenos, “porque proteção civil somos todos”.

A cerimónia contou ainda com a homenagem a seis elementos que perderam a vida no cumprimento das missões de combate a incêndios rurais, com a entrega da Medalha de Mérito de Proteção Civil, Grau Ouro e Distintivo Azul, a título póstumo, incluindo à família de Diogo Dias, bombeiro da Associação Humanitária de Proença-a-Nova.

Patrícia Gaspar deixou uma palavra de gratidão aos familiares das vítimas.

“Da minha parte espero que possamos todos juntos continuar a trabalhar para que situações como estas não se repitam e esta é a melhor homenagem que lhes podemos prestar”, referiu a Secretária de Estado da Administração Interna.

A apresentação terminou com uma visita à exposição de veículos e equipamentos das diferentes forças e serviços que integram o Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais de 2021.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: