24.4 C
Castelo Branco
Sábado, Outubro 16, 2021
No menu items!
InícioRegionalProjeto “Aldeias do Conhecimento” recolheu memórias das Termas de São Pedro do...

Projeto “Aldeias do Conhecimento” recolheu memórias das Termas de São Pedro do Sul e do Carvalhal

Iniciativa das Termas Centro está a documentar as vivências e tradições das estâncias termais e dos territórios envolventes

O projeto “Aldeias do Conhecimento”, promovido pelo consórcio Termas Centro, disponibilizou os primeiros resultados de um ambicioso trabalho que se vai prolongar até 2022: a recolha das memórias e tradições dos territórios onde estão implantadas as 20 estâncias termais que integram o consórcio.

Para tal, as vivências dos habitantes e dos visitantes dos territórios termais estão a ser documentadas, em vídeo e noutros suportes digitais.

Em cada uma das estâncias termais são entrevistadas várias pessoas, preferencialmente mais velhas, sendo recolhidas e documentadas as suas memórias sobre o território.

Os testemunhos serão posteriormente compilados e publicados num portal específico para o efeito.

Em simultâneo, serão promovidas atividades que permitam capitalizar e partilhar os conhecimentos recolhidos.

O projeto está a ser realizado para as Termas Centro pela associação cultural Binaural Nodar, que se dedica há mais de quinze anos à etnografia e criação artística sonora e audiovisual.

Recolha começou no Carvalhal e em São Pedro do Sul

A recolha documental começou nas Termas do Carvalhal, em Castro Daire, e nas Termas de São Pedro do Sul, estando já disponíveis dois vídeos-trailer, de poucos minutos, que servem de “aperitivo” para o trabalho final.

No território das Termas do Carvalhal, as entrevistas e outros registos audiovisuais privilegiaram os usos da água nas comunidades rurais, desde a exploração da água termal no maciço granítico local, até à água usada para consumo humano, consumo animal, para regar os campos e como fonte de energia motriz.

O vídeo das Termas do Carvalhal pode ser visto em https://bit.ly/3tGyWI8.

No caso das Termas de São Pedro do Sul, o resultado revela a vivência e as memórias das populações, proprietários hoteleiros e aquistas, numa localidade de matriz rural que há muito recebe visitantes de todo o país, atraídos pelos tratamentos termais e pelos encantos da paisagem, gastronomia regional e património cultural.

O vídeo de São Pedro do Sul pode ser visto em https://bit.ly/3haPsxk.

Projeto decorre ao longo de dois anos

O projeto “Aldeias do Conhecimento” compreende várias etapas, ao longo de dois anos. Após os estudos preliminares, começou a proceder-se à fase de recolha dos registos audiovisuais – entrevistas, registos de tradições e de paisagens – em cada um dos territórios onde se situam os balneários termais incluídos na rede Termas Centro.

No total, serão captados mais de 400 registos, que incluem memórias das estâncias termais e outros aspetos patrimoniais considerados relevantes em cada concelho, particularmente os ligados à temática da água e dos seus usos locais.

Todo o material registado será devidamente catalogado, de acordo com as melhores práticas internacionais de arquivologia, e futuramente será inserido num portal criado para o efeito – “Memória Termas Centro”.

No portal, todos os registos poderão ser pesquisados, por concelho, temática e outros filtros, ficando igualmente disponíveis num mapa interativo e sendo difundidos através das redes sociais.

Com base nas recolhas efetuadas, está prevista a apresentação de uma exposição multimédia itinerante, a criação de um espetáculo contemporâneo em espaços termais e um ciclo de ateliês “Viver o Património das Termas Centro”, entre outras vertentes.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: