14.3 C
Castelo Branco
Quinta-feira, Setembro 23, 2021
No menu items!
InícioRegionalUBI lança projeto UBIo Campus com a criação de hortas solidárias

UBI lança projeto UBIo Campus com a criação de hortas solidárias

Projecto UBio Campus – Hortas Solidárias é lançado oficialmente no dia 21 de maio, a partir das 16h30

A Universidade da Beira Interior (UBI) selecionou uma parte dos seus terrenos para criar Hortas Solidárias, que estão disponíveis em pequenos lotes para a comunidade académica.

A inauguração desta ação integrada no UBIo Campus está agendada para dia 21 de maio (sexta-feira), às 16h30.

O lançamento será feito no local do primeiro lote cedido, nas imediações da Cantina de Santo António, e contará com a presença da Vice-Reitora para área da Responsabilidade Social, Anabela Dinis.

O UBIo Campus é uma iniciativa piloto no domínio da Agroecologia, visando a implementação de um espaço de discussão, experimentação e sensibilização no campus da UBI.

As Hortas Solidárias têm como objetivo promover a produção sustentável e, simultaneamente, contribuir para colmatar algumas necessidades dos membros da comunidade Ubiana.

Terá como primeiros participantes as duas famílias de refugiados Sírios no Projeto UBI Acolhe/UBI Refugee Project.

A partir do dia 21 de maio estarão abertas as inscrições para manifestação de interesse por parte de outros membros da comunidade da UBI, através do email ubiocampus@ubi.pt .

Este Projeto prevê o envolvimento de voluntários, contando já com a participação de um Engenheiro Agrónomo, funcionário da UBI, que acompanhará e apoiará na implementação e desenvolvimento dos processos produtivos.

Parte da produção das Hortas Solidárias poderá reverter para a Loja Solidária.

O Banco de Voluntariado estará também aberto para quem quiser participar ativamente neste e noutros projetos de solidariedade.

Este projeto liga-se assim ao Programa Ser Solidário, constituído em 2018 pela Vice-Reitoria para a Responsabilidade Social da UBI, que visa ser um instrumento facilitador e dinamizador de ideias e projetos na área da Responsabilidade Social.

Apesar do seu vínculo institucional, este Programa é da comunidade e para a comunidade Ubiana.

Além do Fundo Solidário, o programa dispõe ainda de uma Loja Solidária, para disponibilização de bens essenciais a membros mais carenciados da comunidade e o Banco Solidário, para acolher e gerir voluntariado da/na UBI, instrumentos que, neste momento, se articulam também com o Projeto de acolhimento de duas famílias de refugiados Sírios – o Projeto UBI Acolhe/UBI Refugee Project.

Atualmente os projetos UBI Acolhe/UBI Refugee Project e UBIo Campus contam já com o envolvimento de vários parceiros do programa Ser Solidário, nomeadamente a AJAS – Associação de Jovens para a Ação Solidária, a Associação Académica da UBI e o NINF – Núcleo de Informática, a Happy Wish-Junior Initiative, a HOM – Humanity On the Move e o MAPA – Movimento Académico de Proteção Ambiental.

O Programa e os dois projetos envolvem, também, uma parceria recentemente oficializada com a AUBI – Associação de Antigos Estudantes Universitários da Beira Interior, que disponibilizou o seu espaço de reuniões para atividades no âmbito do projeto UBI Acolhe/UBI Refugee Project, da Loja Solidária e do Banco de Solidariedade e apoiou a Horta Solidária com a entrega de um donativo para aquisição das primeiras ferramentas agrícolas, necessárias para arranque do projeto.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: