Oito estudantes de medicina do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar estiveram em Proença-a-Nova, de 14 a 16 de maio, com o objetivo de dinamizarem diversas iniciativas junto dos alunos de todos os níveis de ensino do Agrupamento de Escolas Pedro da Fonseca e ainda junto dos utentes e funcionários dos lares do concelho.
Alimentação saudável, educação sexual e doenças cardiovasculares foram alguns dos temas abordados nas escolas, adaptando-se o conteúdo ao nível de escolaridade, já que estiveram envolvidos alunos do primeiro ciclo ao 10º ano.
Nos lares, falou-se de saúde mental e COVID: doença e vacinação e foram ainda realizados alguns exercícios físicos.
Paralelamente, também os colaboradores dos lares e o pessoal docente e não docente do Agrupamento participaram na palestra sobre enfarte agudo do miocárdio e AVC.
De acordo com a Associação de Estudantes do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, que dinamiza esta iniciativa, o objetivo do MedOn Tour é também “promover o contacto dos estudantes com aldeias, vilas e cidades do Interior, mostrando-lhes a realidade diária dessas regiões, algumas delas sem o acesso devido aos cuidados de saúde”, sendo que para os municípios é “uma excelente oportunidade de quiçá fixar futuros médicos, já que os estudantes têm a oportunidade de conhecerem melhor o município, bem como todas as suas potencialidades”.
Para além de Proença-a-Nova, o roteiro passou igualmente por Paredes de Coura, Alcalena, Armamar e Vila Flor.
Se em anos anteriores se realizaram rastreios gratuitos junto da população, a pandemia obrigou a uma readaptação dos serviços disponibilizados, optando-se pelo formato de palestras dirigidas a um público específico, previamente definido.
Ainda assim, mantém-se o contacto com a população com o objetivo de partilhar informação que possa contribuir para um estilo de vida mais saudável.