12.1 C
Castelo Branco
Domingo, Setembro 26, 2021
No menu items!
InícioCulturaAE Afonso de Paiva assinala Dia do Autor Português com Exposição de...

AE Afonso de Paiva assinala Dia do Autor Português com Exposição de Retratos de Autores Portugueses

O Dia do Autor Português, instituído há 35 anos, celebra-se a 22 de maio e reconhece a importância do autor das mais variadas áreas artísticas.

Esta é uma iniciativa promovida desde 1982 pela Sociedade Portuguesa de Autores (SPA),como forma de homenagear todos os criadores portugueses nas várias áreas artísticas e culturais, recordando os nossos grandes autores portugueses ou dando a conhecer novos autores, desde os talentos emergentes na cena nacional aos talentos mais anónimos, destacando a sua importância na promoção e incentivo à leitura e no desenvolvimento da cultura e do bem-estar,assinalando igualmente o aniversário da SPA.

Para as Bibliotecas Escolares reveste-se de primordial importância o contacto da criança, desde o jardim-de-infância, com histórias e autores portugueses, pois partilham a mesma língua, a mesma cultura.

E temos livros maravilhosos e excelentes escritores, ilustradores, músicos, cineastas e tantos outros portugueses que interagem com as crianças em encontros de autor,demonstrando-lhes que a pessoa que escreveu e/ ou ilustrou determinada história, que compôs uma canção ou fotografou um cenário ou uma história, entre outros, é alguém com quem podem falar, e até tocar, e esse é um fator crucial para a criança começar a ter uma relação especial com os livros e as histórias e descobrir o prazer da leitura.

O Agrupamento de Escolas Afonso de Paiva celebra o dia 22 de maio, Dia do Autor Português com a inauguração da Exposição de Retratos de Autores Portugueses na Biblioteca Municipal de Castelo Branco, patente entre 21 de maio e 4 de junho.

Desta exposição constam 13 magníficos retratos, fruto de uma atividade colaborativa entre as Bibliotecas Escolares (BE) e os Professores de Educação Visual e Educação Tecnológica (EVT) do AE Afonso de Paiva, que desde 2010 os Alunos das Turmas de 2º Ciclo realizam nas aulas, como forma de assinalar a visita dos muitos autores que presenteiam o nosso agrupamento em encontros de autor promovidos pelas BE.

Estes retratos foram elaborados com base no desenho de observação, com recurso à ampliação, assente em suporte de quadrícula e posteriormente pintados com diferentes materiais de pintura, recorrendo a diferentes técnicas.

Convidamos toda a comunidade educativa a visitar esta belíssima exposição até ao dia 4 de junho, individualmente, acompanhados com amigos ou família, registando desta forma uma evocação, a todas essas figuras nacionais, os Autores Portugueses de hoje e de sempre.

 

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: