12.1 C
Castelo Branco
Domingo, Setembro 26, 2021
No menu items!
InícioInternacionalConselho de Estado reúne-se hoje com o secretário-geral da NATO como convidado

Conselho de Estado reúne-se hoje com o secretário-geral da NATO como convidado

O Conselho de Estado, órgão político de consulta do Presidente da República, reúne-se hoje à tarde, em Cascais, com a presença do secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg, como convidado.

Esta é a 20.ª reunião do Conselho de Estado convocada pelo atual Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e a segunda realizada no seu segundo mandato, que teve início em 09 de março deste ano.

O tema é a “NATO, situação e perspetivas”. A reunião está marcada para as 15:00, no Palácio da Cidadela de Cascais, no distrito de Lisboa, para “assegurar o devido distanciamento físico”, segundo uma nota divulgada pela Presidência da República.

Portugal integra a NATO (Organização do Tratado do Atlântico Norte) desde a sua fundação, em 1949. Fazem também parte desta aliança militar, entre outros, os Estados Unidos da América, Canadá, Reino Unido, Alemanha e Turquia.

A presença do secretário-geral da NATO em Portugal acontece três dias depois do desvio de um avião comercial, no domingo, pelas autoridades da Bielorrússia, que forçaram a sua aterragem em Minsk, onde o jornalista Roman Protasevich, crítico do regime bielorrusso, foi detido, assim como Sofia Sapega, de nacionalidade russa, que o acompanhava.

O avião, da companhia irlandesa Ryanair, viajava entre as capitais da Grécia e da Lituânia – dois países membros da União Europeia e da NATO – atravessando espaço aéreo da Bielorrússia.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: