13.2 C
Castelo Branco
Domingo, Junho 20, 2021
No menu items!
InícioRegionalBandarra, mítico sapateiro, profeta e poeta inspira evento do Ciclo "12 em...

Bandarra, mítico sapateiro, profeta e poeta inspira evento do Ciclo “12 em Rede 2021” na Aldeia Histórica de Trancoso

“Bandarra. O Sapateiro Contador de Histórias e Futuros” é o tema do primeiro evento do Ciclo “12 em Rede – Aldeias em Festa” 2021, que acontece na Aldeia Histórica de Trancoso, no próximo dia 5 de junho. Um dia para celebrar o património, a gastronomia, a cultura e as tradições da Aldeia Histórica de Trancoso – que terminará em grande, com um concerto de César Prata e Tiago Sami Pereira, com a participação especial de Carlão e de elementos da comunidade.

Gonçalo Annes Bandarra, sapateiro, poeta e profeta, deixou as suas palavras imortalizadas em trovas, nas quais falava do futuro de um povo que se há de cumprir. Sobre ele, disse Fernando Pessoa que “o coração não foi português, mas Portugal”.

Ligado à identidade do território, Bandarra faz parte da História e do imaginário desta Aldeia Histórica, que o celebra com carinho, lembrando versos das suas trovas como pedaços de memória e das tradições de Trancoso.

Este ano, é a figura de Gonçalo Annes Bandarra que serve de mote ao evento do Ciclo “12 em Rede – Aldeias em Festa” 2021 em Trancoso, que acontece no próximo dia 5 de junho.

Trancoso inaugura assim a quinta edição consecutiva de uma iniciativa que se tem destacado por uma programação cultural genuinamente diferenciadora, que tem dado mais vida e animação às Aldeias Históricas de Portugal.

Um dia que promete um sem fim de emoções e descobertas, para miúdos e graúdos, com momentos gastronómicos, visita guiada, mostra de produtos endógenos, exposição de fotografia e um concerto do “Çapateiro de Calsado | Proveito e Exemplo”, uma criação original de César Prata e Tiago Sami Pereira, com a participação especial de Carlão e de elementos da comunidade de Trancoso.

Devido à pandemia, e à semelhança do ano passado, a participação no evento será limitada e sujeita a inscrição prévia – mas a festa poderá ser sentida e vivida em todo o mundo, via live streaming, no Facebook das Aldeias Históricas de Portugal.

Uma excelente oportunidade para conhecer, em todo o seu esplendor, a Aldeia Histórica de Trancoso, e de desfrutar da arte de bem receber da sua comunidade.

De assinalar que o evento acontece num fim-de-semana que pode ser prolongado (graças ao feriado na quinta-feira anterior, dia 3 de junho, em que se celebra o Corpo de Deus).

E a pensar nisso, o evento inclui algumas atividades complementares, para melhor aproveitar o tempo e conhecer o território.

No dia anterior ao evento, sexta-feira dia 4 de junho, no Posto de Turismo de Trancoso, haverá um momento de acolhimento, das 18h às 22h, com vinho e as típicas sardinhas doces de Trancoso.

No dia seguinte, domingo, dia 6 de junho, às 10h, os visitantes são convidados a visitar e descobrir Moreira de Rei, no território das Aldeias Históricas de Portugal.

No final da visita será oferecido um cabaz para pic-nic com produtos da região.

A inscrição, que é gratuita mas necessária, pode ser feita para a totalidade do evento ou apenas para um momento específico, como um concerto ou uma visita guiada – sendo que o limite de participantes dependerá do espaço e da tipologia de cada atividade.

Pode inscrever-se para o programa do evento da Aldeia Histórica de Trancoso junto do Posto de Turismo de Trancoso (telefone: 271 811 147; e-mail: turismo@cm-trancoso.pt) e das Aldeias Históricas de Portugal – Associação de Desenvolvimento Turístico (telefone: 275 913 395; e-mail: inovacao@aldeiashistoricasdeportugal.com).

Para aproveitar em pleno esta oportunidade para conhecer a Aldeia Histórica de Trancoso, a The Travel Corner, em estreita parceria com o Município de Trancoso, propõem um programa turístico que inclui alojamento para duas noites, visitas guiadas, refeições, passeio a cavalo, entre outras experiências.

O pacote pode ser consultado neste link: https://www.thetravelcorner.pt/programa/12-em-rede-aldeias-em-festa/

O evento é promovido pelas Aldeias Históricas de Portugal – Associação de Desenvolvimento Turístico, numa organização do Município de Trancoso, Associações e Agentes económicos locais.

Uma iniciativa apoiada pelo Centro 2020, Portugal 2020 e Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, através do Programa de Valorização Económica de Recursos Endógenos (PROVERE).

Participe no evento e viva grandes emoções na Aldeia Histórica de Trancoso!

Trancoso

Programa do evento e limite de participantes

10:30 – Mostra produtos endógenos (lojas aderentes) com exposição de fotografia de Miguel Ângelo Pereira (pelas ruas da aldeia)

12:30 – Momento gastronómico/ Showcooking  com Chef Álvaro Costa (30pax. máx; 15 Residentes + 15 Visitantes)

15:00 – Apresentação oficial | audio walk – visita guiada “Nos sapatos de Bandarra”

20:00 – Degustação nos restaurantes aderentes com lançamento do vídeo do showcooking (Streaming) (50pax. máx; 15 Residentes + 15 Visitantes + 20 Pacotes Turísticos)

21:30 – Concerto – “Çapateiro de Calsado | Proveito e Exemplo”
Tiago Sami Pereira e César Prata convidam Carlão
Castelo de Trancoso – Live Streaming    (100pax. máx; 50 Residentes + 50 Visitantes)

Atividades complementares

4 de Junho
18:00 – 22:00 – Acolhimento
Vinho e sardinhas doces de Trancoso – Posto de Turismo de Trancoso

6 de Junho
10h – Visita a Moreira de Rei e Pic-nic
(partida Posto de Turismo de Trancoso) – máx. 30 pax
Coordenação – CARB, TRAVEL CORNER e Município de Trancoso

Os visitantes são convidados a visitar e descobrir Moreira de Rei.

No final da visita será oferecido um cabaz para Pic-nic com produtos da região.

A festa só acaba em novembro!

O Ciclo “12 em rede – Aldeias em Festa” 2021 só termina em novembro! Depois de Trancoso, a festa segue para Castelo Novo, a 19 de junho; Castelo Mendo, a 26 de junho; Sortelha, a 3 de julho; Belmonte, a 10 de julho; Almeida, a 17 de julho; Linhares, a 31 de julho; Castelo Rodrigo, a 28 de agosto; Marialva, a 11 de setembro; Piódão, a 25 de setembro; Idanha-a-Velha, a 30 de outubro; e Monsanto, a 6 de novembro.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: