14.9 C
Castelo Branco
Domingo, Junho 20, 2021
No menu items!
InícioRegionalCLÁUDIA ANDRÉ: “A política de proteção à infância deve ser uma prioridade...

CLÁUDIA ANDRÉ: “A política de proteção à infância deve ser uma prioridade nacional”

Para assinalar o Dia Mundial da Criança, Cláudia André, deputada do PSD por Castelo Branco, acompanhada pelo presidente e vice-presidente da autarquia de Vila de Rei, visitou, ena última segunda-feira, pelas 10h30, a creche da Câmara Municipal.

De seguida, deslocaram-se à creche da Santa Casa da Misericórdia de Vila de Rei.

De acordo com Cláudia André, “a política de proteção à infância deve ser uma prioridade nacional, e o concelho de Vila de Rei é um exemplo de boas práticas no apoio às famílias, em especial à primeira infância. A creche municipal necessita neste momento de ampliação, pois a ocupação e procura é elevada. Esta creche também dá resposta aos trabalhadores no concelho, mesmo que não residam naquele local”.

Vila de Rei é um concelho de muito baixa densidade, este apoio revela-se crucial para fixar população jovem e atrair trabalhadores para o concelho e assim evitar o aceleramento do decréscimo populacional.

“É um exemplo de boas práticas, o concelho de vila de Rei está de parabéns pelo projeto desenvolvido há décadas, mas que tem ajudado a travar o despovoamento”, referiu.

Todas as educadoras e diretoras técnicas de creche sublinharam que não têm qualquer contacto ou orientação oriunda do Ministério da Educação para trabalharem com as crianças, nem orientações pedagógicas ou de outra matéria educativa.

A formação a que têm acesso não é oferecida pelo Ministério da Educação.

“Lamentavelmente, percebemos que o Ministério da Educação ainda não cumpriu com a proposta do seu programa eleitoral, ainda não ditou qualquer orientação pedagógica, ou outra do foro do desenvolvimento integral da criança, às instituições de acolhimento das crianças com menos de três anos. Constatámos ainda que não existe qualquer programa de apoio às autarquias que têm a oferta de creche municipal, tratando-se de um apoio socioeducativo e da urgência para a promoção da fixação das populações nos concelhos de baixa densidade, não se percebe porque tal ainda não está pensado para a transferência dos fundos municipais”, observou.

A visita às creches do concelho de Vila De Rei visou cumprir os seguintes objetivos:

– Demonstrar as boas práticas municipaisno apoio à Infância e proteção da criança;

– Reconhecer o trabalho desenvolvido pelos municípios de baixa densidade nas políticas de incentivo à natalidade;

– Identificar as necessidades e preocupações sentidas nos territórios de baixa densidade para reforçar as políticas de apoio à primeira infância.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: