22.7 C
Castelo Branco
Quinta-feira, Junho 17, 2021
No menu items!
InícioRegionalGeopanhados nas Terras do Lince- Geodiversidade em Penamacor

Geopanhados nas Terras do Lince- Geodiversidade em Penamacor

Ação de Formação para professores no Geopark Naturtejo

Em dois fins de semana decorreram no Geopark Naturtejo Mundial da UNESCO ações de formação que mobilizaram cerca de 80 professores de ciências.

A partilha de conhecimento geológico na região do Geopark Naturtejo Mundial da UNESCO teve lugar no Município de Penamacor, nos dias 29 e 30 de maio.

A ação de formação direcionada para professores de Ciências da Natureza de vários prontos do país foi uma atividade inserida no Festival da Paisagem- Semana Europeia dos Geoparques 2021, em celebração do Dia do Geólogo.

O grupo informal conhecido como “Geoapanhados” explorou o valor didáctico da geodiversidade do concelho de Penamacor.

Num fim de semana intenso, o grupo visitou alguns dos melhores locais do concelho com os guias e convidados Carlos Neto de Carvalho, Mariana Vilas Boas, António Cabanas e Carlos Cupeto.

A formação iniciou-se com uma visita pela geologia urbana da vila de Penamacor, passando pelo excelente Miradouro do Quartel e pelo Museu Municipal.

O grupo de participantes

O almoço foi na refrescante praia fluvial de Meimoa. Daqui, o grupo seguiu e foi surpreendido com a escala dos trabalhos visíveis na antiga Mina de Ouro romana da Presa.

O dia seguinte teve a manhã dedicada a um magnifico percurso pedestre ainda não marcado em Salvador, onde os professores subiram à crista quartzítica para analisar as magníficas paisagens geológicas, observar antigas minas de ferro e fósseis com 480 milhões de anos.

O picnic decorreu na Aldeia de João Pires onde, após visita ao magnífico Barroco das Tigelas, uma das geoformas graníticas mais interessantes da Serrinha, os professores terminaram este fim de semana de formação conhecendo um pouco mais da história local no museu paroquial e na igreja matriz.

A organização do Geopark Naturtejo Mundial da UNESCO agradece a participação voluntária de convidados e instituições locais focadas na valorização do património.

 

 

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: