LANÇAMENTO DA PLATAFORMA DO ASSOCIATIVISMO
O Dia Nacional das Coletividades (31 de maio) foi assinalado na Covilhã com a disponibilização online da nova Plataforma do Associativismo.
Trata-se de uma ferramenta eletrónica relevante para a divulgação de atividades e partilha de informação, criando um importante “triângulo de ação” entre as associações, a Câmara Municipal e os munícipes.
Os cidadãos poderão registar-se segundo as suas preferências culturais e desportivas, sendo posteriormente notificados acerca de eventos e outras iniciativas organizadas pelo movimento associativo do concelho da Covilhã.
Apesar de estar acessível ao público em geral desde ontem (https://associativismo.cm-covilha.pt/ ), a Plataforma encontra-se em permanente atualização, através do carregamento de conteúdos realizado por cada uma das associações.
O Dia Nacional das Coletividades ficou também marcado pela apresentação do livro de Joana Dias Pereira: “Associativismo Livre – Uma História de Fraternidade e Progresso (1834-1928)”.
Para o Presidente do Município da Covilhã, “trata-se de um livro fundamental para conhecer o movimento associativo, no país e na região, até ao Estado Novo».
Vítor Pereira salientou ainda “a importância deste tipo de obra para a memória coletiva de um povo”.
O autarca aproveitou a presença de dezenas de dirigentes associativos no Salão Nobre dos Paços do Concelho, para lançar um concurso de ideias com vista a edificar um monumento de homenagem ao dirigente associativo.
Para Vítor Pereira, “é importante perpetuar o papel decisivo dos dirigentes no movimento associativo da Covilhã”.
As cerimónias contaram com a presença de Joaquim Escoval, responsável pelo Gabinete do Centro da Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto, do Vereador com o pelouro do Associativismo, José Miguel Oliveira e de dezenas de dirigentes do movimento associativo do concelho.
As atuações da Banda da Covilhã, do Conservatório Regional da Covilhã e da Desertuna abrilhantaram o programa das comemorações, que incluiu ainda visitas a intervenções que contaram com o apoio da autarquia, no âmbito do Regulamento de Apoio ao Associativismo.
A comitiva conheceu as obras de melhoramento feitas no Campo de Futebol/ Complexo da Reboleirada da Associação Paul Cultural Desportivo e visitou o Pavilhão do Clube Desportivo da Covilhã (CDC), na sequência de obras de melhoramento que permitiram concluir o processo de legalização do espaço.
Por último, estiveram em exposição algumas das viaturas adquiridas pelas associações (Grupo Desportivo da Mata, Penta Clube da Covilhã, Moto Clube da Covilhã – Lobos da Neve, Unidos Futebol Clube do Tortosendo e CCD Académico dos Penedos Altos) com o apoio financeiro do Município.