20.3 C
Castelo Branco
Sexta-feira, Abril 19, 2024
No menu items!
InícioNacionalPenamacor: Assinado protocolo para cogestão da Malcata

Penamacor: Assinado protocolo para cogestão da Malcata

O Fundo Ambiental, o Município de Penamacor e o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) assinaram, sexta-feira, dia 4 de junho, no Centro de Interpretação da Reserva Natural da Serra da Malcata (RNSM), um protocolo de colaboração técnica e financeira para a promoção da cogestão da referida Reserva.

Este documento pretende regular os termos da colaboração técnica e financeira entre o Fundo Ambiental, o Município de Penamacor e o ICNF, garantindo o apoio técnico e operacional dedicado em exclusividade à promoção, desenvolvimento e execução do modelo de cogestão da RNSM.

O protocolo prevê um apoio financeiro de 100 mil euros para promoção da cogestão, sendo que esta será realizada pelos municípios que a integram: Penamacor e Sabugal.

Entre as várias entidades presentes na cerimónia e que integram o Conselho Estratégico, estiveram o Secretário de Estado de Conservação da Natureza, das Florestas e do Ordenamento do Território, João Paulo Catarino, o Presidente da Câmara Municipal de Penamacor, António Luís Beites Soares, o Presidente da Câmara Municipal do Sabugal, António Robalo, e o Presidente do ICNF, Nuno Banza.

O protocolo de colaboração técnica e financeira para a promoção da cogestão foi assinado por António Luís Beites Soares, em representação do Município de Penamacor, pela Chefe do Gabinete de Gestão do Fundo Ambiental e em representação da Diretora do mesmo Fundo, Ana Catarina Pinheiro, e pela Diretora Regional da Conservação da Natureza e Florestas do Centro, Fátima Reis.

António Luís Beites Soares assinalou que este “é um grande momento para o Município de Penamacor, para o Município do Sabugal e para o próprio ICNF”.

Para o autarca a Reserva Natural da Serra da Malcata “é um paraíso fabuloso”, em estado virgem e com um potencial enorme para ser explorado.

“Sempre ansiámos este momento. A mais valia da Serra do ponto de vista ambiental, da fauna e da flora tem que ser aproveitada para valorizar o território e potenciar a atividade económica”.

Já António Robalo ressalvou a “capacidade de entendimento e colaboração enorme” que tem havido, ao longo dos anos, entre os Municípios de Penamacor e do Sabugal.

Durante a assinatura do protocolo

“É muito importante que saibamos conciliar o trabalho dentro da Reserva com outras estratégias regionais”, disse.

Por seu lado, Nuno Banza reiterou a esperança de fazer regressar o Lince à Malcata, defendendo que para criar condições para que isso aconteça é também preciso realizar este tipo de trabalho.

Finalmente, João Paulo Catarino defendeu que a assinatura deste protocolo é um ato de “justiça” pois traz para a gestão das áreas protegidas as instituições que têm sido ao longo dos anos os grandes colaboradores da gestão e que têm estado ao lado do ICNF.

No final da cerimónia houve lugar a um percurso à Reserva Natura da Serra da Malcata.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto

Discover more from Beiranews

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading