23.9 C
Castelo Branco
Terça-feira, Junho 22, 2021
No menu items!
InícioRegionalInauguração da obra de requalificação do quartel dos Bombeiros Voluntários de Oleiros

Inauguração da obra de requalificação do quartel dos Bombeiros Voluntários de Oleiros

Foi inaugurada no passado sábado, dia 5 de junho, a obra de ampliação e remodelação do quartel dos Bombeiros Voluntários de Oleiro, pela Secretária de Estado da Administração Interna, Dra. Patrícia Gaspar, na presença do Presidente da Câmara Municipal de Oleiros, Dr. Fernando Jorge.
Na ocasião estiveram ainda presentes o Brigadeiro General Duarte da Costa, por parte da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil; o Dr. José Guedes, em representação do Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso dos Recursos; José Regueijo, pela Liga dos Bombeiros e os 1 º e 2.º CODIS, para além dos corpos sociais da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Oleiros, do seu Comandante e restante corpo ativo e não ativo.

O investimento, superior a um milhão de euros, foi cofinanciado em 733 mil euros pelo (POSEUR).

As obras tiveram início em 2017 e neste percurso a AHBVO recolheu vários apoios.

Para além do forte incentivo da autarquia, populares e empresários puderam também adquirir azulejos simbolicamente de um mural e apadrinhar novas salas que servirão os cerca de 100 “soldados da paz” no ativo.

Destes, 26 são profissionais que integram os quadros da coletividade e recentemente foi atribuída à Associação uma nova equipa de intervenção permanente (também esta com cinco elementos).

Recorde-se que a intervenção permitiu a requalificação do edifício existente e da zona envolvente, a construção de um novo edifício para instalação de camaratas para homens e mulheres, para além de novos balneários e sanitários e de uma zona para cacifos individuais, assim como a instalação de uma área afeta às novas garagens, com saída direta das viaturas para a via pública.

Desta forma satisfazem-se necessidades evidentes do ponto de vista operacional e funcional.

Ao nível do edifício anteriormente existente, o salão nobre foi reconvertido em três salas de formação, assim como toda a área operacional afeta às garagens, central de comunicações, gabinetes e secretaria.

Também a sala de direção e um espaço que servirá de futuro museu dos Bombeiros (com capacidade para acolher viaturas antigas e outro equipamento) foram melhorados, bem como as instalações sanitárias, os edifícios existentes junto da parada e a casa escola.

Albino Coelho Caldeira, presidente da direção da AHBVO, sublinhou que “estas obras são uma mais-valia para toda a comunidade oleirense e não só” e que “a ampliação fazia sentido há bastante tempo, vindo melhorar as condições para os nossos homens e diminuir o tempo de chegada à população”.  Referindo-se ainda à melhoria na resposta, destacou “o apoio da autarquia na aquisição de mais quatro veículos durante os últimos anos”.

Segundo Fernando Jorge, “passámos a ter um quartel amplo e eficiente, em que os carros podem sair sem constrangimentos. Para além da melhoria das condições de habitabilidade, é permitida uma resposta mais célere às solicitações”.

O autarca referiu ainda que “o município está sempre disponível para apoiar todas as associações e em especial a AHBVO, a associação mais acarinhada do concelho. As várias direções que passaram por esta coletividade, sempre tiveram no Município um parceiro indiscutível, à semelhança do que sempre ocorreu entre as duas instituições, servindo o interesse público”.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: