O investimento, superior a um milhão de euros, foi cofinanciado em 733 mil euros pelo (POSEUR).
As obras tiveram início em 2017 e neste percurso a AHBVO recolheu vários apoios.
Para além do forte incentivo da autarquia, populares e empresários puderam também adquirir azulejos simbolicamente de um mural e apadrinhar novas salas que servirão os cerca de 100 “soldados da paz” no ativo.
Destes, 26 são profissionais que integram os quadros da coletividade e recentemente foi atribuída à Associação uma nova equipa de intervenção permanente (também esta com cinco elementos).
Recorde-se que a intervenção permitiu a requalificação do edifício existente e da zona envolvente, a construção de um novo edifício para instalação de camaratas para homens e mulheres, para além de novos balneários e sanitários e de uma zona para cacifos individuais, assim como a instalação de uma área afeta às novas garagens, com saída direta das viaturas para a via pública.
Desta forma satisfazem-se necessidades evidentes do ponto de vista operacional e funcional.
Ao nível do edifício anteriormente existente, o salão nobre foi reconvertido em três salas de formação, assim como toda a área operacional afeta às garagens, central de comunicações, gabinetes e secretaria.
Também a sala de direção e um espaço que servirá de futuro museu dos Bombeiros (com capacidade para acolher viaturas antigas e outro equipamento) foram melhorados, bem como as instalações sanitárias, os edifícios existentes junto da parada e a casa escola.
Albino Coelho Caldeira, presidente da direção da AHBVO, sublinhou que “estas obras são uma mais-valia para toda a comunidade oleirense e não só” e que “a ampliação fazia sentido há bastante tempo, vindo melhorar as condições para os nossos homens e diminuir o tempo de chegada à população”. Referindo-se ainda à melhoria na resposta, destacou “o apoio da autarquia na aquisição de mais quatro veículos durante os últimos anos”.
Segundo Fernando Jorge, “passámos a ter um quartel amplo e eficiente, em que os carros podem sair sem constrangimentos. Para além da melhoria das condições de habitabilidade, é permitida uma resposta mais célere às solicitações”.
O autarca referiu ainda que “o município está sempre disponível para apoiar todas as associações e em especial a AHBVO, a associação mais acarinhada do concelho. As várias direções que passaram por esta coletividade, sempre tiveram no Município um parceiro indiscutível, à semelhança do que sempre ocorreu entre as duas instituições, servindo o interesse público”.