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Mutualista Covilhanense completa 91 anos de constituição e 126 anos de história associativa

Constituída por alvará em 7 de junho de 1930, a génese desta instituição, que foi criada com o objetivo de “amparar os fracos que caíssem na doença”, remonta a junho de 1895

Para sinalizar a data, a Mutualista Covilhanense levou a efeito várias iniciativas, no passado dia 7 de junho, nomeadamente a celebração de um momento religioso junto dos utentes da Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (ERPI), a assinatura de dois protolocos com entidades da região e a apresentação pública do novo Certificado de Gestão de Qualidade nos serviços de Apoio Domiciliário.

O evento teve lugar no auditório da Mutualista Covilhanense, onde, no primeiro momento, foi assinado o protoloco com as confeções Benoli, que visa proporcionar às colaboradoras daquela empresa a possibilidade de se tornarem associadas da Mutualista Covilhanense, com acesso aos serviços da instituição, mediante articulação com os responsáveis.

O documento prevê ainda entregas diárias de medicação por parte da farmácia e, se assim se justificar, no futuro, a deslocação da Unidade Móvel de Saúde (UMS) às instalações da empresa, com o médico e serviços de enfermagem.

Para Nélson Silva, presidente da direção da Mutualista Covilhanense, a iniciativa “é, de certa forma, uma aproximação às nossas origens, um retomar do nosso passado, ligado ao operariado e à indústria têxtil e de lanifícios da Covilhã, que, afinal, contribuiu definitivamente para o surgimento das associações que deram origem à Mutualista Covilhanense”.

Seguiu-se a assinatura de outro protocolo, desta vez com a Clínica do Jardim, cujo objetivo será proporcionar aos associados da Mutualista Covilhanense o acesso a consultas de medicina geral e familiar, medicina dentária e outras especialidades, assim como diversos serviços inovadores que irão surgir nesta clínica, com benefícios diferenciados dos não-sócios.

Qualidade certificada

Finalmente, Nélson Silva apresentou o novo Certificado de Gestão de Qualidade, atribuído recentemente aos serviços de Apoio Domiciliário da instituição, iniciativa que reconhece o trabalho desenvolvido pelas equipas desta valência.

O Serviço de Apoio Domiciliário da Mutualista Covilhanense foi distinguido com a certificação de gestão de qualidade que tem por base o referencial ISO 9001, um modelo em relação ao qual centenas de milhares de organizações do mundo inteiro referenciam os seus sistemas de gestão da qualidade e que, no caso da instituição covilhanense, atesta a eficácia e eficiência dos serviços prestados na resposta social, nomeadamente do Serviço de Apoio Domiciliário (SAD), bem como o foco da instituição na melhoria contínua dos serviços prestados nesta valência.

A AENOR foi o organismo certificador, que avaliou e atestou que o sistema montado para a prestação dos serviços de Apoio Domiciliário pela Mutualista Covilhanense, desde o planeamento, elaboração e execução, está em conformidade com a norma ISO 9001:2015.

O reconhecimento – único na região – é válido nacional e internacionalmente, permitindo identificar o Serviço de Apoio Domiciliário da Mutualista Covilhanense como um serviço de excelência.

O certificado de qualidade ISO 9001 é um selo de referência que honra e credibiliza a Mutualista Covilhanense e o seu Serviço de Apoio Domiciliário.

É uma marca distintiva que permite granjear confiança – interna e externamente – no trabalho desenvolvido em prol de utentes e associados, por uma equipa dinâmica, focada no futuro e aberta ao progresso.

Para Nélson Silva, esta certificação “é o reconhecimento do esforço diário que as equipas da Mutualista Covilhanense imprimem para garantir a qualidade dos serviços prestados”.

O presidente da direção destaca ainda “a investigação contínua, o pensamento de futuro e a implementação de soluções inovadoras como características fundamentais para a definição da Mutualista Covilhanense como instituição de referência na região e no país”.

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