12.1 C
Castelo Branco
Domingo, Setembro 26, 2021
No menu items!
InícioNacionalBiblioteca Geral da UC organiza ciclo de tertúlias online “Portugal no seu...

Biblioteca Geral da UC organiza ciclo de tertúlias online “Portugal no seu melhor”

A Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra (BGUC) promove, entre 8 e 30 de junho, o ciclo de tertúlias online “Portugal no seu melhor”.

A primeira fase desta iniciativa, que pretende revisitar a vida e obra de dez grandes figuras que marcaram a história portuguesa nos domínios da arte, da ciência e da cultura, será dedicada aos perfis de Fernando Pessoa, Pedro Nunes, Siza Vieira e José Saramago.

O ciclo de tertúlias “Portugal no seu melhor” ganha forma depois de, durante o mês de maio, a comunidade da Universidade de Coimbra ter sido convidada a escolher online as figuras portuguesas muito relevantes no panorama da ciência, da cultura e das artes que seriam tema das discussões.

Contabilizadas as centenas de votos recebidos, a BGUC identificou as 10 personagens ‘eleitas’: Fernando Pessoa, Luís de Camões, Pedro Nunes, Egas Moniz, José Saramago, Sophia de Mello Breyner, Eça de Queirós, Amália Rodrigue, Siza Vieira e Padre António Vieira.

No seguimento deste exercício, a BGUC organiza um ciclo de tertúlias totalmente online (através da plataforma Zoom), em que cada sessão será dedicada a uma das dez figuras mais votadas.

Este ciclo, que na primeira fase (8 a 30 de junho) se compõe de quatro tertúlias, terá continuidade no arranque do próximo ano letivo.

As quatro primeiras sessões, sempre às 18h00, serão dedicadas a Fernando Pessoa (dia 8, com apresentação por António Apolinário Lourenço, professor da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra – FLUC), Pedro Nunes, (dia 14, por  João Filipe Queiró, professor da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra – FCTUC), Siza Vieira (dia 22, por José António Bandeirinha, professor da FCTUC) e José Saramago (dia 30, por Ana Paula Arnaut, professora da FLUC).

A participação nesta primeira ronda tem um custo associado de 10,00 euros, que revertem a favor das atividades culturais da Liga dos Amigos da BGUC.

Os interessados podem inscrever-se através do formulário acessível em https://forms.gle/GQQJpdeLdNEjK4wn9.

Mais informações podem ser obtidas através do endereço bguc-eventos@bg.uc.pt.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: