20 C
Castelo Branco
Terça-feira, Outubro 26, 2021
No menu items!
InícioNacionalALTRI evitou 174 mil toneladas de emissões de CO2 em 2020

ALTRI evitou 174 mil toneladas de emissões de CO2 em 2020

  • Adesão ao United Nations Global Compact
  • Distinguida pelo CDP – Climate Change com rating B
  • Compromisso com Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e com a agenda 2030
  • Liderança nas energias renováveis de base florestal
  • Investimento de 5,9 milhões de euros na combate a riscos na floresta
  • Investimento de 6,1 milhões de euros em I&D

Para a Altri é essencial responder aos desafios do futuro, nomeadamente aqueles relacionados com a sustentabilidade do planeta, sociedade e economia.

Neste sentido, a Altri promove o desenvolvimento e dinamização de estratégias e iniciativas assentes não só na sustentabilidade como também na melhoria contínua e na inovação.

A estratégia a longo prazo do Grupo Altri coloca a sustentabilidade nos seus três eixos – económico, ambiental e social – no centro das suas decisões, tendo em 2020, reforçado o seu compromisso e aposta na sustentabilidade.

Neste período, aderiu ao Global Compact das Nações Unidas, sendo uma das maiores empresas nacionais a comprometer-se com os objetivos definidos por esta Organização.

Ao ser signatária deste compromisso, a Altri compromete-se em alinhar a sua estratégia e refletir na sua cultura e operações diárias os seus Dez Princípios fundamentais que envolvem os Direitos Humanos, Práticas Laborais, Proteção Ambiental e Mecanismos Anticorrupção.

A empresa comprometeu-se, de igual forma, a contribuir para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) definidos na Agenda Mundial 2030, identificando aqueles em que tem maior impacto positivo através das suas operações, produtos e soluções e nos que pretende minimizar o impacto negativo.

O ano de 2020 ficou marcado pela consolidação do “Compromisso 2030” da Altri com o estabelecimento de metas bastantes ambiciosas.

No último exercício, a Altri atingiu importantes metas no plano ambiental, económico e social.

A nível ambiental, conseguiu que 20% do efluente da sua unidade Celtejo fosse reciclado e reintroduzido no processo de pasta de papel, reduzindo desta forma o uso de água.

Ao nível das emissões, 63% das emissões de Gases de Efeito de Estufa (GEE) são de âmbito 3, tendo atingido uma redução nas emissões totais de CO2 de âmbito 1, contribuindo para o compromisso da Companhia em contribuir para limitar o aquecimento global abaixo dos 2 graus centígrados.

Em 2020, a Altri consolidou a sua posição enquanto produtor florestal de referência, gerindo uma área total de 86,3 mil hectares de floresta certificada pelo FSC e PEFC.

Do total da área sob gestão, 10% corresponde a áreas de conservação.

Ainda no âmbito florestal, os seus viveiros produziram 1,2 milhões de clones e 3,9 milhões de plantas por via seminal, não apenas de eucalipto, mas também de diversas espécies autóctones disponibilizadas à comunidade.

A Altri investiu 3,5 milhões de euros em dispositivos de deteção e combate a incêndios florestais e 2,4 milhões de euros no desenvolvimento de uma silvicultura preventiva.

No processo de produção, nas suas unidades Celbi, Celtejo e Caima, 65% da madeira adquirida estava certificada pelo FSC e pelo PEFC, 96% das matérias primas utilizadas são renováveis e 77% dos resíduos são valorizados, materializando o conceito de economia circular.

Enquanto líder em energias renováveis de base florestal, a empresa injetou na rede elétrica nacional 974 GWh de energia verde, tendo na sua atividade fabril utilizado 91% de energia proveniente de fontes não fósseis.

Fruto das politicas desenvolvidas, a Companhia evitou, em 2020, a emissão de 174 mil toneladas de CO2.

Em termos de recursos humanos, a empresa encerrou o ano com 765 colaboradores diretos, nas mais diversas unidades, dos quais 37% possuem formação superior.

No ano em análise, a taxa de absentismo situou-se em apenas 4,4%, tendo-se registado uma redução do índice de frequência de acidentes com baixa para 3,7 (“Bom” de acordo com a OIT) e que representa uma redução de 60% face a 2019 e uma redução do índice de gravidade de 15% face também ao ano anterior.

Com o ambicioso objetivo de atingir a meta “zero acidentes” nas suas unidades, o Grupo Altri tem vindo a implementar programas de indução de comportamentos responsáveis por forma a aproximar-se deste valor.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: