23.9 C
Castelo Branco
Domingo, Agosto 1, 2021
No menu items!
InícioRegionalComunicado conjunto das estruturas concelhias de Cascais do PS, do PAN e...

Comunicado conjunto das estruturas concelhias de Cascais do PS, do PAN e do LIVRE

ACORDO PARA COLIGAÇÃO ELEITORAL

As estruturas Concelhias do PS, do PAN e do LIVRE, na sequência de diversas reuniões de trabalho, vêm por este meio comunicar a existência de um acordo de incidência eleitoral, entre as três forças políticas, tendo em vista as próximas eleições autárquicas para o Município de Cascais. 

Os três partidos, através dos seus representantes, decidiram unir esforços com a ambição de conferir um novo rumo a Cascais, respondendo aos anseios dos seus habitantes, assegurando um desenvolvimento sustentável, ambientalmente responsável, solidário para com pessoas e animais, ambicioso e equilibrado do nosso concelho.

Este acordo resultará na constituição de uma coligação eleitoral, com a designação “Todos por Cascais” e na apresentação de listas conjuntas à Câmara Municipal, à Assembleia Municipal e a todas as Assembleias de Freguesia.

A coligação “Todos Por Cascais” comunica, igualmente, que apoiará a candidatura do independente Alexandre Faria a presidente da Câmara Municipal, por reunir a experiência autárquica e a competência necessárias para agregar todos aqueles que desejam uma mudança da atual situação e um novo futuro para o Município de Cascais.

No âmbito do programa eleitoral, a Coligação “Todos Por Cascais” destaca três eixos que considera fundamentais a concretizar no horizonte dos próximos 12 anos de governação municipal.

  • Aproximar o interior do litoral e combater a gentrificação: adotando uma visão partilhada, sustentada e equilibrada do território, garantindo o acesso à habitação para todos, com enfoque na habitação a custos controlados, no fomento da igualdade e acesso às oportunidades, no reforço da atratividade e competitividade empresarial e do emprego. Cascais será mais coeso do ponto de vista territorial, social e económico, permitindo a fixação da população, especialmente mais jovem, no concelho e o reforço da sua identidade territorial.
  • Ambiente, alterações climáticas, transparência e protecção e bem-estar animal: posicionando Cascais como município de referência nacional na forma como irá assumir a urgência de pensar globalmente os maiores desafios ambientais do século XXI, nomeadamente, na mobilidade sustentável em rede e articulada do ponto de vista metropolitano, contribuindo com soluções ao nível autárquico que enfatizem a capacidade de resposta às alterações climáticas, à preservação dos espaços verdes do município, à poluição e ao ruído, combatendo a voracidade do betão e da construção desenfreada que tem invadido o nosso concelho, e reconhecendo ainda o papel que o município deve desempenhar na transparência e verticalidade nas contas públicas municipais que salvaguardem os direitos dos cidadãos. A coligação pugnará também pela promoção de políticas públicas de proteção e bem-estar animal, assegurando, designadamente, que Cascais será um concelho livre de maus tratos a animais e que estas matérias voltarão a estar sob uma gestão municipal direta.
  • Cultura e educação: mobilizando as pessoas e instituições de Cascais para a causa da cultura, num processo em que os munícipes são convidados a participar, a cocriar e a projetar o que desejam para o seu território e futuro. Esta ação política que pretendemos concretizar para o concelho será orientada para a valorização da cultura e do seu património identitário, bem como para a sua articulação com a educação, as artes, o ensino e o reforço e a centralidade do papel do município na sua gestão.
A apresentação da candidatura da coligação Todos Por Cascais decorrerá no dia 17 de junho, pelas 18 horas e 30 minutos, no jardim da Casa das Histórias Paula Rego.

Cascais, 14 de junho de 2021.

Luís Miguel Reis (PS Cascais)
Eduarda da Costa Ferraz (PAN Cascais)
Safaa Dib (Livre Cascais)

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: