16.2 C
Castelo Branco
Sexta-feira, Agosto 6, 2021
No menu items!
InícioRegionalIdanha apresenta Eco Vila de casas modulares sustentáveis

Idanha apresenta Eco Vila de casas modulares sustentáveis

São Miguel de Acha

A Câmara Municipal de Idanha-a-Nova apresentou esta sexta-feira, 11 de junho, o projeto Eco Vila São Miguel de Acha, uma parceria com investimentos privados, através da empresa Hoummi, que atua na conceção e construção de casas modulares, ecológicas, móveis e sustentáveis.

Estas construções integram tecnologia de ponta que as torna autossuficientes em energia, na gestão do ciclo da água e no tratamento de resíduos.

“Temos o prazer de dar a conhecer de Idanha para o Mundo o protótipo da Hoummi, empresa que pretende ser a ‘Apple da construção modular’ e que vai ao encontro da nossa estratégia para a captação de inovação e tecnologia em prol da qualidade de vida, da autonomia, do conforto e da eco-responsabilidade”, afirmou Armindo Jacinto, presidente da Câmara de Idanha-a-Nova.

A sessão de apresentação da Hoummi teve lugar num loteamento da autarquia na aldeia de São Miguel de Acha, onde “vai ser implementada uma Eco Vilacom um conjunto de construções modulares, sustentáveis, tecnológicas e amigas do ambiente”, adiantou Armindo Jacinto.

“As pessoas que aqui viverem irão dispor de habitações confortáveis e de qualidade e contribuir no dia a dia para a sustentabilidade do Planeta, com poupança de água e energia e zero emissões de carbono”.

Outra novidade anunciada foi o acordo para instalação de uma fábrica da Hoummi em Idanha-a-Nova.

O projeto está integrado na Estratégia Local de Habitação de Idanha-a-Nova, aprovada em 2020 e que visa garantir a todos os cidadãos deste concelho o acesso a uma habitação digna e adequada, com um programa que abrange todo o território e 12,3 milhões de euros de investimento.

A Hoummi chegou a ter previsto o lançamento do projeto em França e na Alemanha, mas escolheu Idanha-a-Nova, a primeira Bio-Região de Portugal, que se tem distinguido a nível nacional e internacional pela aposta na economia verde.

Um exemplar da Eco Vila, casa modular sustentável

O administrador da empresa, Joaquim Rodrigues, referiu“admiração pela dinâmica da autarquia de Idanha-a-Nova” e explicou o conceito da Hoummi: “É um projeto inspirado numa visão ecológica. São casas confortáveis em que é aproveitado cada metro quadrado. Numa unidade de 20 m2, temos uma cozinha, uma sala, uma casa de banho e um quarto. A qualquer momento, o espaço pode ser aumentado em comprimento, largura e altura, pode servir de local de trabalho ou até de escola, sempre com uma pegada nula”.

Joaquim Rodrigues afirmou ainda que o objetivo da Hoummi é “industrializar a construção, um dos únicos sectores que não se encontra industrializado, ao contrário da indústria têxtil, automóvel, da alimentação, entre outras”.Isso permitirá “reduzir a poluição e os resíduos resultantes da construção”.

No encerramento da sessão, o Secretário de Estado da Internacionalização, Eurico Brilhante Dias, deixou uma mensagem para assinalar o momento: “Este investimento da Hoummi é muito importante. É feito no interior do país, numa perspetiva empresarial, mas também de sustentabilidade. É um projeto que olha para o mundo e tenta entregar valor e sustentabilidade. Mais uma vez, a Câmara de Idanha-a-Nova está ao lado dos investidores, está ao lado da sua população e está, neste caso, a acrescentar valor ao país como um todo. Estamos empenhadamente ao vosso lado”.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: