9 C
Castelo Branco
Sábado, Dezembro 4, 2021
No menu items!
InícioRegionalMunicípio da Sertã procedeu à libertação de inseto para combater a Vespa-da-Galha-do-Castanheiro

Município da Sertã procedeu à libertação de inseto para combater a Vespa-da-Galha-do-Castanheiro

O Município da Sertã efectuou recentemente a libertação de insectos com vista a combater a Vespa das galhas do castanheiro.

No total foram oito largadas do insecto Torymussinensis, que abrangeram todos os locais onde tinha sido já detetada a vespa das galhas do castanheiro.

As ações decorreram em estreita colaboração com a Direção Regional de Agricultura e Pescas do Centro.

Refira-se que esta libertação decorre da luta biológica encetada pelo Município da Sertã em 2019, aquando da primeira detecção confirmada desta praga dos castanheiros.

A vespa-das-galhas-do-castanheiro é um insecto, o Dryocosmuskuriphilus, que constitui uma das pragas mais prejudiciais para a fitossanidade dos castanheiros: ataca as espécies do género Castanea e induz a formação de galhas, nos gomos e folhas, reduzindo drasticamente a frutificação, o que acaba por comprometer a produção e a qualidade da castanha.

Em Portugal não existem produtos fitofarmacêuticos homologados que sejam eficazes no combate a esta praga.

Inseto

O método mais eficaz de combate a esta praga consiste na luta biológica, ou seja, proceder à largada de um insecto parasitóide (Torymussinensis): este insecto alimenta-se das larvas da vespa-das-galhas-do-castanheiro, presentes nas árvores afectadas, impedindo assim a formação da vespa.

As largadas têm de ser realizadas num determinado momento do ciclo de vida da praga e do castanheiro para a luta biológica ser eficaz.

As libertações ocorreram nas freguesias de Pedrógão Pequeno, União de Freguesias da Ermida e Figueiredo, União de Freguesias de Cernache do Bonjardim, Nesperal e Palhais, Sertã e Troviscal.

Refira-se que cada libertação de insectos garante um raio de atuação de 5 km.

O inseto Torymussinensisfoi adquirido à RefCast – Associação Portuguesa da Castanha, tendo sido importado de Itália.

 

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: