12.7 C
Castelo Branco
Quarta-feira, Outubro 27, 2021
No menu items!
InícioNacionalMaior competição nacional de aplicações criadas por jovens está de regresso e...

Maior competição nacional de aplicações criadas por jovens está de regresso e arranca em Valongo

7ª Edição do Apps for Good

  • Encontro Regional Norte decorre na tarde do dia 18 de junho e será totalmente online;
  • 77 equipas de jovens vão fazer o pitch, expor as suas aplicações e as finalistas estarão presentes no Evento Final em Lisboa;
  • Programa educativo Apps for Good pretende que jovens utilizem a tecnologia para resolverem problemas relacionados com a sustentabilidade do mundo.

A maior competição nacional pela melhor aplicação criada por jovens para resolver problemas sociais está de regresso, com a 7ª edição do Apps for Good a arrancar em Valongo.

O Encontro Regional Norte acontece já esta sexta-feira, dia 18 de junho, durante a 1ª Edição do Switch to Innovation Summit e voltará a ser totalmente virtual.

De um total de 77 equipas de jovens entre o 5º ano e o 12º ano que vão participar e demonstrar o trabalho desenvolvido ao longo do ano letivo, apresentando as suas ideias (Apps) que solucionam problemas reais, serão escolhidas 9 finalistas da Região Norte, num total de 22 soluções finalistas, que estarão presentes no Evento Final em Lisboa a 29 de setembro na Fundação Calouste Gulbenkian.

O primeiro Encontro Regional do Apps for Good decorre na 1ª Edição do Switch to Innovation Summit, um evento organizado pelo CDI Portugal e pela Câmara Municipal de Valongo e, no qual,vão ser apresentados mais de 30 projetos que juntam tecnologia à sustentabilidade, inclusão, educação e humanização.

O evento contará com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Valongo (José Manuel Ribeiro), a Secretária de Estado para a Cidadania e Igualdade (Rosa Monteiro), a Deputada do Parlamento Europeu (Maria Manuel Leitão Marques), a Coordenadora-Geral do InCoDe.2030 (Luisa Ribeiro Lopes), o Presidente do Portugal Inovação Social (Filipe Almeida), o Diretor-Geral da Educação (José Vítor Pedroso), entre outros.

No período da tarde haverá ainda uma conversa «Woman Power» com a presença de Margarida Ferreirinha (REN), Luciana Peres (BNP Paribas) e Cláudia Montenegro (GALP) moderada por Matilde Buisel – gestora de projeto do programa Apps for Good em Portugal.

Entre os elementos do júri do Encontro Regional Norte que vão selecionar as equipas finalistas estarão representantes dos parceiros do Apps for Good, entre os quais a Direção-Geral da Educação, Galp, BNP Paribas, EDUCOM, .PT, IBM, DELL, Synopsys, ANPRI, REN, Fundação Altice, HP, entre outros.

Entre as 77 equipas de alunos e professores que vão estar em competição encontramos aplicações como a ‘Mafim’, que permite às pessoas mais carenciadas pedirem apoio e/ou descobrirem locais onde se encontram disponíveis alguns bens essenciais; a ‘HelpCare’, que realiza uma triagem de doentes para facilitar os profissionais de saúde e a subcarga dos hospitais; a ‘TeenInvest’, que ajuda os jovens a gerir o dinheiro que recebem; a ‘Job Search’, que pretende resolver a falta de emprego em zonas do interior de Portugal; a ‘4Planet’, que ajuda a conhecer e a reduzir a pegada ecológica; entre outras.Além das aplicações finalistas do Encontro Regional, será ainda entregue o Prémio do Público à solução que conseguir mais votos durante o evento.

Para assistir e acompanhar online o Encontro Regional Norte da 7ª Edição do Apps for Good em Portugal basta fazer a inscrição aqui:https://hopin.com/events/switch-to-innovation-summit

Mais informações sobre o Encontro aqui:https://cdi.org.pt/encontro-regional-valongo-7a-edicao/

“Este é o primeiro encontro regional do Apps for Good que já vai na sua sétima edição, o que demonstra o poder da tecnologia para resolver problemas da nossa sociedade e, sobretudo, a importância deste programa para a formação e educação dos jovens como futuros empreendedores e profissionais num mundo cada vez mais desafiante e competitivo”, afirma João Baracho, diretor executivo do CDI Portugal.

AGENDA

Dia: 18 de junho de 2021

14h15 – Momento de Abertura

14h45 às 16h30 – Momento Pitch

16h30 às 17h15 – Conversa «WomanPower»

17h45 – Anúncio das aplicações finalistas

Lançado pelo CDI Portugal, o Apps for Good é um programa que pretende seduzir jovens (entre os 10 e 18 anos) e professores para a utilização da tecnologia como forma de resolver os seus problemas, propondo um novo modelo educativo mais intuitivo, colaborativo e prático.

O objetivo do programa é desenvolver aplicações (apps) para smartphones e tablets que possam contribuir para a resolução de problemas relacionados com a sustentabilidade do mundo em que vivemos.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: