23.9 C
Castelo Branco
Domingo, Agosto 1, 2021
No menu items!
InícioDesportoJoão Rocha publica “Treinadores Expertos em Basquetebol”

João Rocha publica “Treinadores Expertos em Basquetebol”

João Rocha, docente na Escola Superior de Educação do IPCB, publicou o livro didático “Treinadores Expertos em Basquetebol”, que tem como objetivo contribuir para um melhor conhecimento da modalidade.

O lançamento da obra está agendado para setembro, na Sede do Comité Olímpico de Portugal, com a presença de todos os Treinadores Expertos que contribuíram para o livro.

A génese deste livro foi uma investigação no âmbito do mestrado em Treino de Alto Rendimento na Universidade do Porto, realizada com quatro treinadores expertos em basquetebol de renome nacional: Alberto Babo, Jorge Araújo, Luís Magalhães e Mário Palma.

Entre 1985 e 2005 estes treinadores ganharam praticamente todos os campeonatos nacionais, um elevado número de torneios oficiais e não oficiais realizados em Portugal e participaram em competições Europeias, Mundiais e Olímpicas.

O preambulo foi escrito pelo Dr. Fernando Gomes, Presidente da Federação Portuguesa de Basquetebol, ele também um antigo jogador internacional de basquetebol que trabalhou com os treinadores presentes na obra.

O professor adjunto convidado no mestrado em Atividade Física, na licenciatura em Desporto e Atividade Física e ainda no CTeSP de Desporto do IPCB considera que “perder um conhecimento exclusivo como o destes Expertos é um retrocesso no processo desportivo. É quase um começar de novo. É cometer os mesmos erros e percorrer o caminho difícil que outros já passaram. De forma análoga, será fazer a travessia marítima para a Índia vezes e vezes sem conta, caindo sempre nos mesmos equívocos cada vez que um “Vasco da Gama” se retira.

Capa do livro

“Foi nosso objetivo expor as fontes e conceções de treino que contribuíram para o conhecimento dos treinadores expertos em basquetebol, onde simultaneamente procuramos apresentar os seus conhecimentos, os dados da ciência e dos investigadores na área do treino desportivo sobre os diferentes temas abordados. Partimos com a intenção de conhecer as fontes de conhecimento e os fatores de rendimento que orientam os expertos na conquista dos seus sucessos. Também nos preocupou analisar a opinião individualizada de cada um sobre como se deve iniciar e desenvolver a carreira de um aprendiz treinador e ainda o caminho para o futuro do basquetebol em Portugal. Podemos referir que os expertos: 1) assumem como sendo primordial a experiência como jogador; 2) todos possuem cursos de treinadores; 3) participam com regularidade em clínics e ações de formação na área; 4) somente um elemento da amostra não é diplomado em Desporto e Educação Física; 5) é unânime a importância de jogar com equipas mais fortes para melhorar a performance das suas equipas; 6) assumem a necessidade da procura de conhecimentos e apoio (livros de outras áreas, psicólogos e adjuntos…); 7) relativamente aos fatores de rendimento, os treinadores expertos aplicam, no treino e no jogo, sistemas táticos simples e valorizam a perfeição; 8) os aspetos técnicos individuais são treinados ao longo da época, não criando picos de forma, mantendo assim uma performance sempre elevada ; 9) a comunicação, nos treinos e nos jogos, deve ser simples, concisa e oportuna; 10) o scouting serve como forma de antecipar e anular “surpresas” (problemas); 11) é consensual que a construção da equipa é a tarefa mais difícil do treinador; 12) qualidades como a honestidade, discernimento, dedicação, trabalho e sacrifício são fundamentais para conseguir a confiança dos jogadores e atingir o sucesso;13) acreditam ser importante para o basquetebol português a participação em competições europeias, para se tornarem mais competitivos; 14) consideram que os jogadores portugueses não irão ter um futuro promissor devido à falta de política desportiva; Por ultimo, 15) um treinador em início de carreira, deve começar a sua atividade em escalões de formação ou como adjunto de um bom treinador, só depois seguir para a equipa sénior. Estes devem ter alguém por perto que os analise, conduza e informe sobre os seus desempenhos, facilitando assim a sua evolução, não obstante ser sua preocupação a constante procura do saber. Acredito que os conhecimentos aqui apresentados ultrapassam a modalidade de basquetebol e poderão ser muito uteis a treinadores de outras modalidades assim como gestores de empresas e recursos humanos.”

 

 

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: