4.3 C
Castelo Branco
Sexta-feira, Dezembro 3, 2021
No menu items!
InícioCulturaSerralves expõe obra de Helena Almeida no Centro de Cultura Contemporânea de...

Serralves expõe obra de Helena Almeida no Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco

INAUGURAÇÃO: 22 JUNHO 16H00

HELENA ALMEIDA: HABITAR A OBRA no Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco – 22 JUN A 30 AGO 2021

A exposição HELENA ALMEIDA: HABITAR A OBRAé apresentada no  Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco, a partir de dia 22 de junho, no âmbito da parceria entre o Município de Castelo Branco e a Fundação de Serralves.

A inauguração contará com as presenças do Presidente do Município, José Rodrigues Alves, da presidente da Fundação de Serralves, Ana Pinho e do Vereador da Cultura, Carlos Semedo.

Esta iniciativa integra-se no Programa de Exposições Itinerantes da Coleção de Serralves, com o objetivo de tornar este acervo acessível a públicos diversificados de todas as regiões do país.

Este programa percorre o país, apresentando diferentes exposições e obras em mais de 30 municípios, cumprindo assim a missão da Fundação de Serralves de apoio efetivo à descentralização da oferta cultural.

Helena Almeida Sem titulo

HELENA ALMEIDA: HABITAR A OBRA

Helena Almeida (Lisboa, 1934-2018) produziu desde a década de 1960 uma obra singular caracterizada por um marcado interesse pelo corpo, o seu lugar central — que regista, ocupa e define o espaço — e o seu encontro performativo com o mundo.

As primeiras telas abstratas da artista abordavam de forma crítica os limites do espaço pictórico e as condições literais da pintura.

Esse interesse estendeu-se nos anos 1970 à fotografia, onde o inconfundível espaço do ateliê da artista e o corpo feminino, fragmentado ou parcialmente obscurecido, se tornaram presenças recorrentes.

A artista delineia meticulosamente esta coreografia e a composição de muitas das suas obras em estudos e desenhos preparatórios que evidenciam a sua utilização da cor e do corpo de que é exemplo a obra sem título (1994-95), especificamente produzida para a exposição da artista na Casa de Serralves em 1995.

 

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: