“Jogo jogado” foi o nome do evento promovido pelo Alto Comissariado para as Migrações (ACM, IP) que assinalou o Dia Mundial do Refugiado.
Esta iniciativa, desenvolvida no âmbito da “Refugee Week”, celebrada em Portugal de 14 a 20 de junho, ficou marcada pela realização de um jogo de futebol entre jovens das Casas de Acolhimento Especializado CJENA, em parceria com a Federação Portuguesa de Futebol, a Associação de Futebol de Coimbra, a Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova e o Clube Condeixa ADC.
O “encontro”, que reuniu jovens das CAE’s da Covilhã, de Braga e da Nazaré, decorreu no Estádio Municipal de Condeixa.
A Mutualista Covilhanense marcou presença nesta iniciativa com dez dos 13 jovens acolhidos no projeto CAE Casa Moura, fruto de um acordo celebrado com o Instituto da Segurança Social, em resposta a um compromisso assumido pelo Estado Português junto da União Europeia.
O evento, que possibilitou o reencontro emocionante dos jovens inseridos nas CAEs, foi acompanhado de perto po rCláudia Pereira, Secretária de Estado para a Integração e as Migrações; João Paulo Rebelo, Secretário de Estado da Juventude e do Desporto; Nuno Moita, presidente da Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova; Mónica Jorge, representante da Federação Portuguesa de Futebol e Horácio Nunes, presidente da Associação de Futebol de Coimbra.
A sessão de encerramento contou com as intervenções de Jorge Miranda, diretor da Fundação Benfica, e Sónia Pereira, Alta-Comissária para as Migrações.
“A Mutualista Covilhanense congratula a atividade, fundamental para o bem-estar físico e emocional dos jovens inseridos no projeto CAE Casa Moura. Foi muito pertinente ver os nossos jovens vivenciarem momentos felizes e mostrarem-se entusiasmados com a atividade. Depois da partida de futebol, lancharam juntos e tiraram fotografias com o equipamento e as chuteiras oferecidos pelas entidades”, destacou Nelson Silva, presidente da Direção da Mutualista Covilhanense.