Ermida de Santa Apolónia, 4 de julho, domingo, às 9 horas
A Alma Azul inicia no próximo dia 4 de julho, em Alcains, um Programa dedicado aos Mitos na História de Portugal.
O primeiro encontro será dedicado à Lenda da Rainha Santa Isabel, esposa de D. Dinis, mãe de D. Afonso IV e avó de D. Pedro, rei responsável por outro grande mito; o da Paixão que viveu com Inês de Castro e que Luís de Camões fixa na obra épica “Os Lusíadas”, imortalizando como figura importante da História de Portugal a bela galega que foi executada a mando de D. Afonso IV.
Nascida no reino de Aragão, Isabel casou com D. Dinis, rei de Portugal, na Vila de Trancoso, no dia 26 de junho de 1282.
O Encontro informal em Alcains terá como base “O Milagre da Rosas” que será apresentado na sua versão popular, impresso no “Novo Livro de Leitura”, de Joaquim Gaspar (edição Atlântica Editora – Coimbra 1973); para alunos da 4.ª Classe.
Serão ainda discutidos alguns aspetos relevantes da vida de Isabel de Aragão, a Rainha Santa, que se transformou no mito que perdura em vários pontos do país, especialmente em Coimbra; onde a data do seu falecimento, a 4 de julho de 1336, é assinalada como feriado municipal.
Foi através da ação social, ajudando os mais pobres e desvalidados do reino que a Rainha Isabel angariou a áurea de santidade; mas, não menos importante, foi a sua qualidade de diplomata que exerceu junto do rei e da corte, para que algumas das suas ideias e projetos fossem concretizados.
Um deles, o Mosteiro de Santa Clara-a-Velha, projeto que herdou de D. Mor Dias; e que sem a dinâmica e a persistência da Rainha não se teria edificação, e que, passados 685 anos sobre o seu falecimento, permanece como um dos símbolos mais importantes da cidade de Coimbra.
Estes alguns dos assuntos para discutir na Ermida de Santa Apolónia, em Alcains: o mito, o milagre das rosas e a vida de Isabel de Aragão, que todos conhecem como a Rainha Santa.
O Encontro está aberto a todos os interessados.
Como em todas as atividades programadas pela Alma Azul serão respeitadas todas as indicações dos Serviços de Saúde Pública.