16 C
Castelo Branco
Domingo, Outubro 17, 2021
No menu items!
InícioRegionalO Milagre das Rosas – Lenda da Rainha Santa

O Milagre das Rosas – Lenda da Rainha Santa

Ermida de Santa Apolónia, 4 de julho, domingo, às 9 horas

A Alma Azul inicia no próximo dia 4 de julho, em Alcains, um Programa dedicado aos Mitos na História de Portugal.

O primeiro encontro será dedicado à Lenda da Rainha Santa Isabel, esposa de D. Dinis, mãe de D. Afonso IV e avó de D. Pedro, rei responsável por outro grande mito; o da Paixão que viveu com Inês de Castro e que Luís de Camões fixa na obra épica “Os Lusíadas”, imortalizando como figura importante da História de Portugal a bela galega que foi executada a mando de D. Afonso IV.

Rainha Santa Isabel

Nascida no reino de Aragão, Isabel casou com D. Dinis, rei de Portugal, na Vila de Trancoso, no dia 26 de junho de 1282.

O Encontro informal em Alcains terá como base “O Milagre da Rosas” que será apresentado na sua versão popular, impresso no “Novo Livro de Leitura”, de Joaquim Gaspar (edição Atlântica Editora – Coimbra 1973); para alunos da 4.ª Classe.

Serão ainda discutidos alguns aspetos relevantes da vida de Isabel de Aragão, a Rainha Santa, que se transformou no mito que perdura em vários pontos do país, especialmente em Coimbra; onde a data do seu falecimento, a 4 de julho de 1336, é assinalada como feriado municipal.

Foi através da ação social, ajudando os mais pobres e desvalidados do reino que a Rainha Isabel angariou a áurea de santidade; mas, não menos importante, foi a sua qualidade de diplomata que exerceu junto do rei e da corte, para que algumas das suas ideias e projetos fossem concretizados.

Um deles, o Mosteiro de Santa Clara-a-Velha, projeto que herdou de D. Mor Dias; e que sem a dinâmica e a persistência da Rainha não se teria edificação, e que, passados 685 anos sobre o seu falecimento, permanece como um dos símbolos mais importantes da cidade de Coimbra.

Mosteiro de Santa Clara a Velha

Estes alguns dos assuntos para discutir na Ermida de Santa Apolónia, em Alcains: o mito, o milagre das rosas e a vida de Isabel de Aragão, que todos conhecem como a Rainha Santa.

O Encontro está aberto a todos os interessados.

Como em todas as atividades programadas pela Alma Azul serão respeitadas todas as indicações dos Serviços de Saúde Pública.

 

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: