8.2 C
Castelo Branco
Domingo, Dezembro 5, 2021
No menu items!
InícioRegionalAldeia Histórica de Sortelha celebra lenda do Beijo sem Fim num dia...

Aldeia Histórica de Sortelha celebra lenda do Beijo sem Fim num dia pleno de emoções

No próximo dia 3 de julho, o Ciclo “12 em Rede | Aldeias em Festa” 2021 vai levar mais vida e animação à Aldeia Histórica de Sortelha. Com a mítica lenda do Beijo sem Fim a servir de mote, será um dia recheado de atividades e surpresas, para habitantes e visitantes da Aldeia Histórica. Devido à pandemia, a participação presencial será limitada, mas a transmissão por live streaming no Facebook das Aldeias Históricas de Portugal permitirá a todos viver e sentir a festa em Sortelha.

Reza a lenda que, no tempo em que Portugal lutava pela reconquista das Beiras aos mouros, a filha do alcaide de Sortelha ter-se-á apaixonado pelo príncipe mouro.

Trocaram mensagens e presentes, até que um dia combinaram encontrar-se. Mas a mãe da donzela, sempre vigilante, decidiu segui-la.

Praticante de bruxarias, assim que os dois se beijaram, amaldiçoou-os, transformando-os em pedra.

Surgiram, assim, os curiosos penedos de Sortelha, que até hoje são conhecidos como as Pedras do Beijo Eterno.

É esta romântica lenda que inspira o evento do Ciclo “12 em Rede | Aldeias em Festa” 2021, que chega à Aldeia Histórica de Sortelha no próximo dia 3 de julho.

Várias atividades, ao longo do dia, evocam a famosa lenda e recordam curiosidades e histórias sobre o povo e a Aldeia Histórica de Sortelha.

Haverá, por exemplo, visitas guiadas encenadas, oficinas gastronómicas, um piquenique, entre outras surpresas.

O dia terminará em grande, com um concerto de Luísa Sobral, uma das mais conceituadas compositoras e cantoras do atual panorama musical do país.

De destacar também a oficina de bracejo “Conversas entrelaçadas”, que irá decorrer naquele dia, pelas 14h, na Zona da Porta Nova (largo junto ao chafariz).

O bracejo é uma planta filiforme que é utilizada, desde os tempos mais remotos, para tecer, de forma entrelaçada, vários objetos de uso doméstico e decorativo, nomeadamente esteiras, cestaria, vassouras, entre outros.

É um tipo de artesanato que fazia parte do património cultural de algumas regiões, como o concelho do Sabugal – a que pertence Sortelha -, e atualmente é característico desta Aldeia Histórica.

Devido à pandemia, a participação no evento será limitada e sujeita a inscrição prévia – mas a festa poderá ser sentida e vivida em todo o mundo, via live streaming, no Facebook das Aldeias Históricas de Portugal.

A inscrição, que é gratuita mas necessária, pode ser feita para a totalidade do evento ou apenas para um momento específico, como um concerto ou uma visita guiada – sendo que o limite de participantes dependerá do espaço e da tipologia de cada atividade.

Para se inscrever para o programa da festa na Aldeia Histórica de Sortelha é necessário contactar a Câmara Municipal do Sabugal, através do número 271 750 080,  através do e-mail eventos.sabugal@cm-sabugal.pt , ou as Aldeias Históricas de Portugal, através do número 275 913 395 ou do email inovacao@aldeiashistoricasdeportugal.com

Este evento é promovido pela Associação de Desenvolvimento Turístico Aldeias Históricas de Portugal, numa organização do Município do Sabugal, Junta de Freguesia de Sortelha, Associações e Agentes económicos locais. Uma iniciativa apoiada pelo Centro 2020, Portugal 2020 e Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, através do Programa de Valorização Económica de Recursos Endógenos (PROVERE).

Participe nesta festa e viva grandes emoções na Aldeia Histórica de Sortelha!

Programa do evento e limite de participantes

9h00 -11h00 | Caminhada ‘Conhecer Sortelha a partir do Arrabalde…’
Local:
 Passeio pelo Arrabalde
20 pax máx.
11h00 -12h30 | ‘A Natureza à Mesa’ | Streaming
Criação:
 Chef Rui Cerveira – Casa da Esquila (Casteleiro-Sabugal)
Local: Ruínas da Igreja de Santa Rita
15 pax máx.
14h00- 15h00 | Oficina de bracejo – ‘Conversas entrelaçadas’
Local:
 Zona da Porta Nova (largo junto ao chafariz)
10 pax máx.
15h00 -16h00 | Atelier ‘Histórias Criativas – Vamos fazer o Zé do Feijão’
Criação: Atelier Histórias Criativas
Dinamização: Rita Gomes, Aldeia Histórica de Castelo Novo
Local: Rua da Mesquita (à sombra da Figueira)
10 pax máx. (crianças dos 3 a 12 anos)
16h00 – 17h30 | Piquenique nas ‘sortes’*
Local:
 Recantos da Aldeia
10 kits de piquenique máx (até 4 pax por kit)
* A origem do nome Sortelha poderá estar relacionada com o facto de, na aldeia, apenas existirem pequenas ‘sortes’ (microscópicos quintais)
18h00 – 19h00 | ‘Murmúrios de Paixão’ – percurso encenado
Criação:
 Coruja do Mato, Cooperativa artística; João Reis (ator e encenador natural de Quarta-Feira, Sortelha) e Participação da Comunidade
Local: Pela Aldeia
20 pax máx
19h30 – 21h00| Concerto com Luísa Sobral | Livestreaming
Luísa Sobral
 (voz e guitarra) e Manuel Rocha (guitarra e voz)
Local: Largo do Pelourinho
60 pax máx (40 visitantes/20 residentes)

A festa só acaba em novembro!
O Ciclo “12 em rede – Aldeias em Festa” 2021 só termina em novembro! Depois de Sortelha, a festa segue para Belmonte, a 10 de julho; Almeida, a 17 de julho; Linhares, a 31 de julho; Castelo Rodrigo, a 28 de agosto; Marialva, a 11 de setembro; Piódão, a 25 de setembro; Idanha-a-Velha, a 30 de outubro; e Monsanto, a 6 de novembro.

 

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: