16.6 C
Castelo Branco
Sábado, Julho 31, 2021
No menu items!
InícioInternacionalAluno da UBI vence prémio literário em Angola

Aluno da UBI vence prémio literário em Angola

Benjamim M’ Bakassy, doutorando em Gestão, vence o Prémio de Literatura DST Angola/Camões/2021

O escritor angolano e aluno da Universidade da Beira Interior (UBI), Benjamim M’Bakassy, venceu a terceira edição do Prémio de Literatura DST Angola/Camões/2021.

A distinção deveu-se à obra de estreia intitulada “Eutópsia eutopia virada do eu-verso”, que convenceu o júri do concurso instituído em 2019, no âmbito do protocolo “Empresa Promotora da Língua Portuguesa”, estabelecido entre os Camões – Instituto da Cooperação e da Língua e o Grupo DST.

Benjamim M’Bakassy é aluno do 3.º Ciclo em Gestão na UBI (Departamento de Gestão e Economia), trabalhando a área da ética empresarial, como fonte estratégica e de liderança.

O tema tem sido o foco da carreira do autor natural de Luanda, que é professor de Ética Empresarial, em Angola.

Tem ainda no currículo a assinatura de colunas em jornais angolanos, sendo editor nesse país da revista “E3” e colunista no Jornal da Comunidade Científica de Língua Portuguesa “A Pátria”, desde 2018.

Quanto ao livro premiado, “Eutópsia eutopia virada do eu-verso”, de acordo com o júri, apresenta como características a originalidade, o esforço e a criatividade desenvolvido para uma obra que “não é comum, em que se cruzam a dramaturgia e exercício oético poético po, num discurso literário a todos os títulos de qualidade grande”.

O júri do prémio foi presidido pela filóloga Irene Guerra Marques (Faculdade de Letras da Universidade Agostinho Neto) e incluiu o jornalista e escritor Carlos Ferreira (Cassé” e Manuel Muanza (professor do Departamento de Língua Portuguesa do Instituto Superior de Ciências da Educação).

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: