28.3 C
Castelo Branco
Terça-feira, Agosto 3, 2021
No menu items!
InícioRegionalCinco Empresas Gazela das Beiras e Serra da Estrela criam 237 postos...

Cinco Empresas Gazela das Beiras e Serra da Estrela criam 237 postos de trabalho

A região Centro conta, pela segunda vez, com mais de uma centena de empresas Gazela.

São 119 empresas jovens que, num curto espaço de tempo, apresentam um crescimento acelerado no emprego e no volume de negócios.

Trata-se de uma reduzida percentagem do universo das empresas, mas estão presentes em todos os setores de atividade e diferenciam-se, também, pelo seu posicionamento nos mercados e pela sua capacidade de gestão e de risco.

Das 119 empresas, cinco estão localizadas nos municípios da Comunidade Intermunicipal (CIM) Beiras e Serra da Estrela: três na Covilhã, uma em Fornos de Algodres e uma na Guarda.

De acordo com os apuramentos efetuados pela CCDRC, que pelo nono ano consecutivo faz esta distinção das Empresas Gazela na região, destacam-se os seguintes aspetos, para a CIM Beiras e Serra da Estrela:

  • O número de empresas Gazela identificadas na CIM Beiras e Serra da Estrela aumentou face ao ano de 2019, passando de três para cinco empresas em 2020.
  • Estas empresas têm um elevado potencial para gerar novos de postos de trabalho, tendo quase triplicado as pessoas ao serviço entre 2016 e 2019, passando de 83 trabalhadores para 237 trabalhadores.
  • O volume de negócios destas cinco empresas cresceu cerca de cinco vezes entre 2016 e 2019, pois faturaram 3 milhões de euros em 2016 e 13 milhões de euros em 2019.
  • Todas as empresas gazela da CIM Beiras e Serra da Estrela são de pequena dimensão.
  • Duas destas cinco empresas desenvolve as suas atividades na indústria transformadora, uma no setor da construção, uma nas atividades imobiliárias e uma no setor do alojamento e restauração.
  • Em termos de distribuição geográfica estão localizadas em apenas três dos 15 municípios do território da CIM Beiras e Serra da Estrela: Covilhã (3), Fornos de Algodres e Guarda (uma, em cada).

O estudo completo para a Região Centro pode ser consultado em www.ccdrc.pt

 

 

 

 

 

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: