A zona do balouço do Castelo Velho foi palco para a entrega dos Prémios da 1ª edição da Vertical Gardunha, uma prova de Trail Running, que teve uma organização conjunta de Miguel Baptista e Diogo Cruz, alunos recém-licenciados em Desporto e Atividade pela Escola Superior de Educação, da Câmara Municipal de Castelo Branco e da Junta de Freguesia de Louriçal do Campo.
O percurso teve início na periferia de Louriçal do Campo e terminou no ponto mais alto da Serra da Gardunha.
Devido à pandemia COVID-19, a primeira edição decorreu em vários dias, de forma a evitar ajuntamentos de participantes.
José Augusto Alves, presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco, parabéns aos participantes e referiu que “a autarquia não hesitou em apoiar esta iniciativa, que vai ao encontro do trabalho desenvolvido pelo município na valorização do património de natureza, trazendo mais uma atividade desafiante desportiva para a Freguesia de Louriçal do Campo”.
Também o presidente da Junta de Freguesia de Louriçal do Campo, Pedro João Martins Serra, defendeu a importância desta prova para a freguesia, que atraiu pessoas de todo o país para Louriçal do Campo. Além disso, é uma forma de promover a Gardunha, a Pasteleira da Gardunha e a Rampa da Gardunha Sul”.
Miguel Baptista refere que “tal como o UTG em 2018 e 2019, este foi mais um evento há muito pensado, tendo o adesão e feedback dos participantes superados como nossos melhores expetativas”.
A 1ª edição da Vertical Gardunha distinguiu em primeiro lugar, Aline Lourenço e Filipe Quelhas, na categoria feminina e masculina, respetivamente.
Foram ainda premiadas Marju Kivi, Fátima Dinis, Cristina Leão e Célia Cotrim. Já na categoria masculina a distinção foi para Jorge Duarte, Daniel Santos, Hugo Mendonça e Hélder Antunes.
Apesar de terminado o evento, o percurso da Serra da Gardunha encontra-se aberto e disponível para todos.