16.2 C
Castelo Branco
Sexta-feira, Agosto 6, 2021
No menu items!
InícioRegionalFoz do Enxarrique recebe espetáculo de teatro sobre as Invasões Francesas na...

Foz do Enxarrique recebe espetáculo de teatro sobre as Invasões Francesas na Beira Baixa

A estação arqueológica de Foz do Enxarrique, em Vila Velha de Ródão, recebe no domingo, 25 de julho, às 21h00, o espetáculo de teatro itinerante “Invas francesas na Beira Baixa”, uma atividade desenvolvida no âmbito do projeto Bera Baixa Cultural 2.0, promovido pela Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa (CIMBB), e que conta com a participação dos alunos da Academia Sénior e do Agrupamento de Escolas de Vila Velha de Ródão.

Partindo de um guião único, esta é uma iniciativa realizada em colaboração com os diversos municípios que integram o CIMBB e contemplam a criação e apresentação de seis peças de teatro distintas, adaptadas à realidade de cada um dos concelhos e que contam com a participação de pessoas, associações e entidades locais.

No caso de Vila Velha de Ródão, o desafio lançado pelo CIMBB foi prontamente abraçado pela Academia Sénior, um projeto gerido pelo Centro Municipal de Cultura e Desenvolvimento, em estreita parceria com o Município de Vila Velha de Ródão, e pelos alunos do Agrupamento de Escolas, que vem a realizar ensaios semanais desde abril.

Neste que está a ser um trabalho entre gerações coordenados pela empresa Sons & Ecos, toda a guarda-roupa está a ser confecionado na sala de costura da Academia Sénior, sendo os acessórios utilizados na peça disponibilizado pelos alunos que, independentemente da idade, manifestam um total entrega e dedicação ao projeto.

Os espetáculos que fazem parte desta iniciativa serão apresentados em cada concelho ao longo do mês de julho, sendo o primeiro já no dia 3 de julho, em Oleiros.

Em Vila Velha de Ródão, a apresentação pública ocorre no dia 25, na estação arqueológica da Foz do Enxarrique, às 21h00.

Embora gratuita, a atividade requer o levantamento antecipado de bilhetes, com um limite de quatro por pessoa, a partir de 19 de julho, no Posto de Turismo de Vila Velha de Ródão.

Além da apresentação pública, está prevista a transmissão em direto do espetáculo através das redes sociais do Município, de modo a que os conteúdos culturais produzidos possam chegar a diferentes públicos, numa estratégia de projeção da imagem da região e da sua capacidade de atração turística através da oferta de atividades culturais distintivas associadas à identidade, cultura e tradições únicas da região.

O projeto Beira Baixa Cultural 2.0 é financiado pelo Centro2020, Portugal 2020 e Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) da União Europeia.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: