16 C
Castelo Branco
Domingo, Outubro 17, 2021
No menu items!
InícioRegionalIdanha-a-Nova: Mais de 80 pessoas já foram operadas às cataratas

Idanha-a-Nova: Mais de 80 pessoas já foram operadas às cataratas

Um novo grupo de 13 munícipes de Idanha-a-Nova foi operado gratuitamente às cataratas, no dia 2 de julho, no âmbito do projeto que já contemplou mais de 80 pessoas deste concelho, desde 2017.

O projeto de acesso gratuito a cirurgias às cataratas é uma parceria entre a Câmara Municipal de Idanha-a-Nova, o Centro Municipal de Cultura e Desenvolvimento e a Fundação Álvaro Carvalho.

A Câmara de Idanha-a-Nova comparticipa 50% dos encargos e os restantes 50% são financiados pela Fundação Álvaro Carvalho, não tendo os beneficiários quaisquer custos com a cirurgia ou com as consultas pré e pós operatórias.

Os critérios de seleção de utentes contam com a articulação entre o Centro de Saúde de Idanha-a-Nova, a Fundação Álvaro Carvalho e a Clínica Oftalmológica da Beira Interior na avaliação clínica das pessoas, tendo também em consideração os casos de justificado apoio social.

As cirurgias às cataratas visam aumentar a qualidade de vida das pessoas, em particular dos mais idosos, que através desta intervenção melhoram a visão e podem ter uma vida mais autónoma, mais ativa e mais feliz.

Com efeito, os utentes têm-se mostrado muito reconhecidos por verem resolvidos défices visuais elevados, afetados por uma patologia que pode ser tratada em pouco tempo e sem custos para os próprios.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: