16 C
Castelo Branco
Domingo, Outubro 17, 2021
No menu items!
InícioDesportoGonçalo Tavares conquista prova de ciclismo espanhola Bizkaiko Itzulia

Gonçalo Tavares conquista prova de ciclismo espanhola Bizkaiko Itzulia

Jovem proencense tem acumulado prémios no ciclismo

Gonçalo Tavares, jovem proencense natural do Vale Clérigo, conquistou este domingo, 4 de julho, a prova de ciclismo espanhola Bizkaiko Itzulia, no País Basco, em Espanha, para o escalão júnior.

João Lobo, presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova, afirma que “é sempre com gosto e particular orgulho que temos um proencense em destaque, e, felizmente, temos muitos e em distintas áreas”, acrescentado que “no ciclismo temos um referencial que há pouco tempo nos deixou, o Sr. António “rolheiro”.

João Lobo enfatiza ainda o feito alcançado por Gonçalo Tavares que “marca de forma diferenciada, pois foi a primeira vez que, no escalão dele, um português venceu esta prova, está de parabéns e obviamente a família que é apoio fundamental para o sucesso”, reconhece o edil.

O jovem proencense de 16 anos começou a ganhar o gosto pela modalidade ao acompanhar o pai no BTT, mas rapidamente a paixão falou mais alto.

Em 2018 ingressou na Escola de Ciclismo de Abrantes, onde começou a dar nas vistas e a conquistar bons resultados no BTT, ingressando em 2020 em Alenquer na vertente de estrada e em 2021 chegou à Bairrada Cycling Team.

Para o futuro, o atleta sonha um dia “participar num tour”.

A distância entre Proença-a-Nova e Anadia não é um problema, pois treina individualmente sob as orientações do treinador, tal como os colegas de equipa.

“A única dificuldade é quando tenho de me deslocar para treinar com a equipa ou para as provas que estou dependente de alguém para me acompanhar”, reconhece Gonçalo Tavares, mas nem isso o desmotiva de um dia conseguir ser atleta profissional a tempo inteiro, “e quem sabe até ser internacional”, acrescenta.

Composta por 5 etapas, Gonçalo Tavares, da Bairrada Cycling Team, venceu o primeiro lugar da Bizkaiko Itzuliana classificação geral e o 3º por pontos.

O jovem proencense alcançou ainda o 2º lugar no contrarrelógio individual, correspondente à 4ª etapa.

Relativamente às classificações secundárias, Gonçalo Tavares venceu também a classificação da juventude.

O seu colega de equipa, António Morgado, alcançou o 2º lugar no pódio, assim como o melhor por pontos e a terceira posição na montanha.

Estes resultados fizeram com que a Bairrada Cycling Team conquistasse o primeiro lugar por equipas.

 

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: