16.2 C
Castelo Branco
Sexta-feira, Agosto 6, 2021
No menu items!
InícioRegionalBandeira Azul foi hasteada na Praia Fluvial de Açude Pinto

Bandeira Azul foi hasteada na Praia Fluvial de Açude Pinto

A Bandeira Azul foi hasteada no passado dia 1 de julho, na Praia Fluvial Açude Pinto, por Margarida Nunes da Agência Portuguesa de Ambiente, após verificação do cumprimento de todos os critérios exigidos.

Este foi o primeiro ano em que Praia Fluvial de Açude Pinto foi distinguida com o galardão Bandeira Azul.

O Programa Bandeira Azul é promovido a nível nacional pela Associação Bandeira Azul da Europa e distingue praias que cumpram diversos requisitos relacionados com Informação e Educação Ambiental, Qualidade da Água Balnear, Gestão Ambiental, Segurança e Serviços, Responsabilidade Social e Envolvimento Comunitário.

Isso significa que são cumpridos nesta praia, um conjunto de requisitos que vão desde a qualidade da água de banho, a limpeza da praia aos sanitários, à segurança e a ações de informação e educação ambiental.

A Bandeira Azul é um símbolo de qualidade atribuído anualmente às praias e marinas embarcações que distingue o esforço de diversas entidades em tornar possível a coexistência do desenvolvimento local a par do respeito pelo ambiente, elevando o grau de consciencialização dos cidadãos em geral, e dos decisores em particular, para a necessidade de se proteger o ambiente marinho, costeiro, lacustre.

É neste sentido, que o Município irá desenvolver ao longo da época balnear desta praia (15 de junho a 31 de agosto), um conjunto de iniciativas de educação ambiental como, por exemplo, a colocação de um peixe gigante na praia fluvial para depósito do lixo apanhado na praia e nas margens da ribeira.

Segundo o Secretário de Estado Adjunto do Desenvolvimento Regional, Carlos Miguel, “dos 53 países que envolvem o programa da Bandeira Azul, Portugal é o sexto país com mais praias com bandeiras azuis, o que quer dizer que os municípios têm tido uma grande consciência ambiental e têm feito um trabalho imenso por toda a costa e também no interior nas praias fluviais”.

De recordar que além deste galardão, as restantes praias fluviais do concelho – Álvaro e Cambas – foram consideradas Praias Qualidade de Ouro pela Quercus.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: