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Madeira e Açores recebem a última semifinal da maior competição nacional de aplicações criadas por jovens

7ª Edição do Apps for Good

  • Encontro Regional decorre na tarde do dia 8 de julho e será totalmente online;
  • 10 equipas de jovens vão fazer o pitch, expor as suas aplicações e as duas equipas finalistas estarão presentes no Evento Final em setembro;
  • Programa educativo Apps for Good pretende que jovens utilizem a tecnologia para resolverem problemas relacionados com a sustentabilidade do mundo.

O terceiro e último encontro regional da maior competição nacional pela melhor aplicação criada por jovens para resolver problemas sociais acontece já esta quinta-feira, dia 8 de julho, às 15h30 (hora continente) e será totalmente virtual.

Na última semifinal da 7ª Edição do Apps for Good serão apresentadas as soluções tecnológicas desenvolvidas pelos alunos e professores dos Açores e da Madeira.

De um total de 10 equipas de jovens entre o 5º ano e o 12º ano que vão participar e demonstrar o trabalho desenvolvido ao longo do ano letivo, apresentando as suas ideias (Apps) que solucionam problemas reais, serão escolhidas duas finalistas(uma dos Açores e outra da Madeira), que irão juntar-se às 22 soluções finalistas que estarão presentes no Evento Final em Lisboa,a 29 de setembro, na Fundação Calouste Gulbenkian.

Além das duas soluções finalistas serão ainda conhecidos e entregues dois Prémios do Público, atribuído à solução dos Açores e da Madeira que tiver mais votos.

O Público poderá votar na sua solução favorita até dia 8 de julho às 16h00 aqui:https://cdi.org.pt/votacao-encontro-regional-acores-e-madeira-7a-edicao/

O Encontro Regional Açores e Madeira do Apps for Good terá vários oradores como Marco Gomes (Diretor-Regional da Educação da Madeira), um representante da Direção Regional da Educação dos Açores, João Baracho (Diretor-Executivo do CDI Portugal) e Matilde Buisel (Gestora de Projeto do programa Apps for Good Portugal).

Entre os elementos do júri que vão selecionar as equipas finalistas estarão representantes dos parceiros do Apps for Good, entre os quais a Direção Regional da Educação Açores e Madeira, Direção Regional da Juventude, Galp, BNP Paribas, ANPRI, entre outros.

Entre as 10 equipas de alunos e professores que vão estar em competição encontramos aplicações como a ‘Do4NewLife’, que pretende ajudar pessoas sem abrigo e com dificuldades financeiras; a ‘SafeShop’, através da qual as pessoas sabem se um espaço comercial está lotado ou se podem dirigir-se para fazer as suas compras; a ‘PsstTaxi!’, que vai ajudar particulares e empresas a ter um transporte disponível, num máximo, de 15 em 15 minutos; a ‘Louber.Animals.Care’, que pretende temporariamente cuidar, passear e tratar animais de estimação de pessoas com incapacidade, doentes, em viagem, com excesso de trabalho, indisponíveis; entre outras.

Para assistir e acompanhar online o Encontro Regional Açores e Madeira da 7ª Edição do Apps for Good em Portugal basta fazer a inscrição aqui:https://hopin.com/events/encontro-regional-madeira-e-acores

Mais informações sobre o Encontro aqui:https://cdi.org.pt/encontro-regional-acores-e-madeira-7a-edicao/

AGENDA

Dia: 8 de julho de 2021

15h30 (hora continental) – Momento de Abertura

15h50 às 16h50 – Momento Pitch

16h50 às 17h20 – Momento à Conversa

17h20 às 17h35 – Anúncio dasaplicações finalistas e Prémios do Público

Lançado pelo CDI Portugal, o Apps for Good é um programa que pretende seduzir jovens (entre os 10 e 18 anos) e professores para a utilização da tecnologia como forma de resolver os seus problemas, propondo um novo modelo educativo mais intuitivo, colaborativo e prático.

O objetivo do programa é desenvolver aplicações (apps) para smartphones e tablets que possam contribuir para a resolução de problemas relacionados com a sustentabilidade do mundo em que vivemos.

A operacionalização do programa decorre ao longo do ano letivo, onde professores (de todas as áreas disciplinares) e alunos têm acesso a conteúdos online com uma metodologia de projeto de 5 passos.

Para apoiar no desenvolvimento do projeto, os participantes têm acesso a uma rede de especialistas que se ligam online à sala de aula, para prestar todo o apoio de esclarecimento de dúvidas.

O modelo de implementação poderá ser em regime curricular ou extracurricular.

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