5.4 C
Castelo Branco
Sábado, Dezembro 4, 2021
No menu items!
InícioRegionalApresentação pública do Estudo para o Desenvolvimento deSistemas de Recolha de Biorresíduos...

Apresentação pública do Estudo para o Desenvolvimento deSistemas de Recolha de Biorresíduos no Município de Penamacor

O Salão Nobre dos Paços do Concelho de Penamacor recebeu, no dia 28 de junho, a sessão de apresentação pública da versão preliminar do Estudo para o Desenvolvimento de Sistemas de Recolha de Biorresíduos no Município de Penamacor.

Este estudo, que se encontrou em consulta pública e que foi elaborado pelo Instituto Politécnico da Guarda (IPG), foi realizado no decurso de uma candidatura apresentada, através da Associação de Municípios da Cova da Beira (AMCB), ao Fundo Ambiental.

O Estudo para o Desenvolvimento de Sistemas de Recolha de Biorresíduos no Município de Penamacor tem como objetivo principal identificar as melhores soluções a implementar com vista a assegurar que os biorresíduos são separados e reciclados na origem ou recolhidosmente com a máxima pelos sistemas em baixa e encaminhados para tratamento nas infraestruturas do sistema sem alta , de modo a obter benefícios económicos e ambientais globais em sua valorização, evitando custos e, simultaneamente, impactos decorrentes da necessidade de eliminação deste tipo de resíduos.

Assim, foram apresentados três cenários de sistemas de recolha de biorresíduos, relativos à recolha seletiva dos biorresíduos na via pública e/ou reciclagem na origem (compostores domésticos e comunitários), de modo a decidir sobre qual a solução que melhor se ajusta à realidade territorial do Município.

Estes cenários/soluções podem ser consultados na versão preliminar do estudo disponível na página de Internet do Município de Penamacor.

Presentes na apresentação estão elisabete Monteiro e Jorge Gregório, do IPG, Carlos Santos, responsável da AMCB, Rui Batista, representante da Resiestrela, e o Presidente da Câmara Municipal de Penamacor, António Luís Beites Soares.

António Luís Beites Soares realçou o excelente trabalho que a AMCB tem realizado na região e lembrou que, apesar de ser um território fortemente rural, os municípios que a integram “tem muito feito para que este seja território ainda mais verde”.

“Há um papel determinante da Associação de Municípios da Cova da Beira em várias áreas”, disse, enaltecendo, igualmente, o trabalho do IPG neste estudo.

O vídeo da sessão está brevemente disponível nas páginas de Internet do Município de Penamacor.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: