7.1 C
Castelo Branco
Sábado, Dezembro 4, 2021
No menu items!
InícioRegionalAldeia Histórica de Linhares da Beira recria lenda de Dona Lopa num...

Aldeia Histórica de Linhares da Beira recria lenda de Dona Lopa num dia pleno de emoções

No próximo dia 31 de julho é a vez da Aldeia Histórica de Linhares da Beira receber o Ciclo “12 em Rede – Aldeias em Festa” 2021. Sob o mote “Dona Lopa e o Segredo Revelado”, será um dia para viajar pelos mitos e lendas que povoam o imaginário popular da Aldeia Histórica de Linhares da Beira, e também pela sua História, cultura, gastronomia, costumes e tradições. Um programa repleto de diversão, para miúdos e graúdos, que terminará com um concerto do músico português Moullinex.

Um dos mil e um tesouros da Aldeia Histórica de Linhares da Beira são os seus mitos e lendas.

De geração em geração, são contadas estórias como o segredo de Dona Lopa, D. Rodrigo e o milagre da lua nova, entre outras.

Um vasto e riquíssimo património imaterial que, este ano, está em destaque no Ciclo “12 em Rede – Aldeias em Festa” 2021, marcado para dia 31 de julho, na Aldeia Histórica de Linhares da Beira.

Sob o mote “Dona Lopa e o Segredo Revelado”, celebra-se não só o imaginário popular da Aldeia Histórica de Linhares da Beira, como também a sua História, cultura, gastronomia, costumes e tradições, numa programação diversificada e à medida de todos os gostos e idades.

Linhares da Beira

Assim, no dia 31 de julho (sábado), o Ciclo “12 em Rede – Aldeias em Festa” promove, na Aldeia Histórica de Linhares da Beira, uma mostra de produtos endógenos, uma visita orientada interativa, uma oficina gastronómica de produtos locais e um concerto do músico português Moullinex, que terá como cenário o magnífico castelo da aldeia.

Uma oportunidade única para descobrir, em todo o seu esplendor, a magia e o encanto da Aldeia Histórica de Linhares da Beira, assim como a sua comunidade.

Devido à pandemia, a participação no evento será limitada e sujeita a inscrição prévia – mas a festa poderá ser sentida e vivida em todo o mundo, via streaming, no Facebook das Aldeias Históricas de Portugal.

A inscrição, que é gratuita, pode ser feita para a totalidade das atividades ou apenas para um momento específico, como um concerto ou uma visita guiada – sendo que o limite de participantes dependerá do espaço e da tipologia de cada atividade.

Para se inscrever para o programa do evento da Aldeia Histórica de Linhares da Beira é necessário contactar o Posto de Turismo de Linhares da Beira, através do número 271 776 307 ou o e-mail turismo@cm-celoricodabeira.pt ou as Aldeias Históricas de Portugal, junto do número 275 913 395 ou do e-mail inovacao@aldeiashistoricasdeportugal.com.

Este evento é promovido pela Aldeias Históricas de Portugal – Associação de Desenvolvimento Turístico, numa organização do Município de Celorico da Beira, Associações e Agentes económicos locais.

Uma iniciativa apoiada pelo Centro 2020, Portugal 2020 e Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, através do Programa de Valorização Económica de Recursos Endógenos (PROVERE).

Entre nesta festa e viva grandes emoções na Aldeia Histórica de Linhares da Beira!

Linhares da Beira

Programa do evento e limite de participantes

16h30 – 18h30 – Mostra de produtos endógenos
Local: estabelecimentos da Aldeia Histórica de Linhares da Beira
Loja de produtos Ti’ Amélia
Restaurante Cova da Loba
Centro de dia da Santa Casa da Misericórdia de Linhares da Beira

18h30 – Oficina gastronómica de produtos locais
Local: Jardim do Hotel Rural do Inatel de Linhares da Beira
40 pax máx

19h30 – Visita orientada interativa
Local: Largo do Castelo de Linhares da Beira
50 pax máx

21h30 – Concerto “Moullinex”
Local: Castelo de Linhares da Beira
80 pax máx

A festa só acaba em novembro!
O Ciclo “12 em rede – Aldeias em Festa” 2021 só termina em novembro! Depois de Linhares da Beira, a festa segue para Castelo Rodrigo, a 28 de agosto; Marialva, a 11 de setembro; Piódão, a 25 de setembro; Idanha-a-Velha, a 30 de outubro; e Monsanto, a 6 de novembro.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: